A Velha e Nova Maneira de viver

O que há com nossa geração?

Introdução: A nossa geração é pervertida. (Ef 2.2-3). Esta geração não vive conforme a vontade de Deus perverteu-se pelo engano do pecado. O mundo em que vivemos está conformado ao espírito de Satanás, o qual opera nos filhos da desobediência.

Esta geração distante de Deus está pervertida pelo engano do pecado. O mundo em que vivemos está conformado ao espírito de Satanás, o qual opera nos filhos da desobediência.

“Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno”
(I João 5:19)

Antes de nos convertermos vivíamos sob essa influência, fazendo nossa própria vontade, seguindo os desejos da nossa carne e agindo segundo os nossos próprios critérios e pensamentos. Entretanto já renunciamos a toda essa forma de vida.Todos nós andávamos debaixo desta influência, fazendo nossa própria vontade, seguindo os desejos da carne e dos pensamentos. Mas Deus, pelo seu grande amor, nos libertou, por isso renunciamos essa forma de vida.


“em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso
deste mundo,
Segundo o príncipe das potestades do ar,
do espírito que, agora, opera
nos filhos da desobediência; entre os quais todos
nós também, antes,
andávamos nos desejos da nossa carne,
fazendo a vontade da carne
e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira,
como os outros também.”
(Efésios 2:2,3)


O que é o Velho homem?

O mal não está somente ao nosso redor, está também dentro de cada ser humano. A maneira como antes vivíamos, chama-se viver segundo a carne ou segundo o velho homem. Isso significa viver segundo a natureza adâmica e pecadora. O velho homem é rebelde, orgulhoso, egoísta, mau, impuro; está viciado nos desejos enganosos (o que é mau ele vê como bom) e os impulsos e sentimentos negativos e perniciosos como raiva, rancor, concupiscência, inveja, etc. O resultado de viver desta forma é a morte espiritual (separação de Deus), além da tristeza, amargura, desânimo, etc. Como solucionar isto?



“... que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano ” (Efésios 4:22).
                      
“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”.(Colossenses 3:9)



“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” (Romanos 8:6,7)


O que Jesus faz com o Velho homem?

Cristo, em Sua morte, crucificou o nosso Velho homem.


“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.”
(Romanos 6:6)


Jesus disse na cruz: “Está consumado”; assim, tudo já está feito, João 19.30. Com a Sua morte, Ele acabou a obra. Temos agora que crer e proclamar isto, pois é a Palavra de Deus. Crendo, confiando e considerando que nosso velho homem foi crucificado com Cristo e que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus. Romanos 6.6,11. Não apresentando nossos corpos ao pecado, Romanos 6.12,13, mas apresentando-nos a Deus para o Seu serviço. Fazendo morrer pelo Espírito as obras da carne, Romanos 8.13; Colossenses 3.5.

Como posso me despojar do Velho homem?

Crendo, confiando e considerando que nosso velho homem foi crucificado com Cristo e que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus. Romanos 6.6,11. Não apresentando nossos corpos ao pecado, Romanos 6.12,13,  mas apresentando-nos a Deus para o Seu serviço.Fazendo morrer pelo Espírito as obras da carne,



“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;”
(Efésios 4:22)


Por esta razão podemos hoje renunciar esta Velha natureza crendo que o velho homem foi crucificado com Cristo e que vive¬mos para Deus.



“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal,
para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.”
(Romanos 6:12,13)


Revesti-vos do Novo homem!

Temos vida nova quando nos unimos a Cristo. Uma nova vida foi gerada por Deus em nós; uma nova criação, um Novo homem. (II Coríntios 5:17) .Devemos viver em Cristo. Isto significa viver de acordo com o novo homem que Deus criou em nós por meio de Jesus Cristo. O Novo homem é a vida de Cristo em nós. É uma operação espiritual. Viver segundo o novo homem é viver segundo o Espírito e não obedecendo a carne. É deixar que Cristo viva em nós. (Gálatas 2.20). Os frutos desta nova vida. O novo homem é submisso, humilde, manso, santo, paciente, misericordioso, amoroso, cheio de alegria, paz, bondade. É firme e forte em resistir ao pecado, (Gálatas 5:22,23)
(Colossenses 3:12-13)

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
(II Coríntios 5:17)


“... que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem,
que se corrompe pelas concupiscências do engano,e vos
renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo
homem, que, segundo Deus, é criado em
verdadeira justiça e santidade.”
(Efésios 4.22-24    

                             Como acontece essa transição?

Uma renovação constante. Foram feitas pela morte e ressurreição de Cristo. Foram aplicadas em nós pelo batismo, (Romanos 6.4). Devem renovar-se em nós cada dia e constantemente, (Efésios 4.23-24; Colossenses 3.10; II Coríntios 4.16). Devemos despojar-nos a cada dia do Velho homem com seus feitos e revestir-nos do Novo homem.


“Despojai-vos do velho homem... revesti-vos do novo homem”

É um mandamento de vigência diária e permanente. A morte do Velho homem e a criação do novo.


“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo
fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida; Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição”;
(Romanos 6:3-5)

O que devemos rejeitar para sermos um Novo homem?

As obras da carne e os feitos do Velho homem precisam ser rejeitados.
(Efésios 4.22; Colossenses 3.1-10; Gálatas 5.19-21)

Pensando nessa “geração perversa”, consideraremos nos próximos estudos alguns dos pecados mais dominantes nos nossos dias:

    A Impureza Sexual;
    O Materialismo e a Avareza;
    A Raiva e a Ira;
    O Vocabulário Pervertido;
    A Falsidade e a Mentira;
    O Ocultismo;
    O Pessimismo;
    Os Vícios;
    O Devolver o Mal por Mal;
    A injustiça;
    Orgulho e Vaidade

Pr. Edilson Alves
edi.cordel@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...