Ao
ser tentado, Jesus mostrou ter toda a autoridade sobre a
tentação, vencendo por nós "E, despojando os
principados e as potestades, publicamente os expôs ao
desprezo, triunfando deles na cruz" (Colossenses 2:15). Em
contraste com Adão, o cabeça da velha humanidade, que
caiu, ainda que vivendo em condições ideais. Cristo,
o segundo Adão, venceu o diabo em total fraqueza da carne
(40 dias de jejum Mateus 4:2). Adão recebeu toda autoridade
e glória do mundo (Genesias 1: 28-30), enquanto
Jesus as recebeu através do sofrimento e da morte (Romanos
1:4; Filipenses 2:9-11). Adão se rebelou contra uma
restrição; o filho de Deus aceitou de livre vontade,
todas elas(Fl 2:6-8).
AS TENTAÇÕES
À desobediência vém do querer se igualar a Deus, No saber e na imortalidade pelos seus próprios merítos " Então a serpente disse à mulher: é certo que não morrereis, porque Deus sabe que no dia em que dele comedes se vos abrirão os olhos, e, como Deus sereis conhecedores do bem e do mal" (Genesis 3:4,5).
O orgulho é derivado da desobediência. O diabo caiu devido ao seu orgulho (Isaias 14:12-14). Tanto Eva como Abraão, pecaram por não terem plena confiança em Deus. Abraão não estava satisfeito com a promessa de Deus de que se tornaria uma grande nação. Observe-se, que a tentação, está associada à duvida relativa a palavra de Deus; "Deus disse". São estes os estágios da tentação
1) A curiosidade e a desconfiança despertada em Eva; 2) Insinuação de tríplice duvida com referência aDeus;
a) Sua bondade no tocante a restrição; b) Sua retidão relava à afirmação de que morreriam; c) sua santidade quando satanás assevera que ao contrario de morrerem, seriam como Deus. Esta tríplice dúvida leva a incredulidade, que por sua vés, se desfecha na desobediência.
À tentãção está sobre o dominio de Cristo. Foi tentado pelo diabo (Marcos 1::13). Foi tentado pelos impios (Mateus 16:1; 22:18; Lucas 10:25). Resistiu pela palavra de Deus (Mt 4:11). Simpatiza com os que são tentados (Hebreus 4:15). É capaz de socorrer os tentados (Hb 2:18).
Jesus tem total dominio sobre as tentações, e, além disso, intercede por seu povo na tentação "E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aquele que vierem crer em mim, por intermedio da sua palavra.
PENSSE NISSO!
Pr. Edilson Alves
edi.cordel@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário