Eclesiastes

Textos: Ecl. 1:1,2-“Tudo é vaidade”


O CANSATIVO CIRCULO VICIOSO, 1: 3-2:26
            Da Natureza, 1:3-11
            Da Experiência, 1: 12-18
            Dos Prazeres, 2:1-11
O sucessor de cada qual pode ser um Tolo, 2: 12-23
É Melhor Desfrutar a sua própria Obra, 2: 24-26


TEMPO E ETERNIDADE, 3:1-22
            O Tempo, 3:1-9
            A Eternidade, 3:10-15
            Morte Negra, 3:16-22
            

ECONOMIA POLÍTICA, 4:1-16
            A Opressão é Deprimente, 4:1-6
            O Companheirismo Ajuda 4:7-12
            A Revolução pode Fracassar, 4:13-16


RELIGIÃO É VIDA, 5:1-6:12
            A Adoração Reverente, 5:1-7
            Observai os Oficiais, 5:8,9
            A Prosperidade se Acaba, 5:10-17
            Portanto, Desfrutai o Trabalho, 5:18-20
            Desfrutai das Coisas Boas, 6:1-6
            O que é Bom Para o Homem? 6:7-12


PALAVRAS SÁBIAS, 7:1-29
            Provérbios, 7:1-12
            Breves Comentários, 7:13-22
            Desespero da Sabedoria Humana, 7:23-29
            

OS REIS E O REI, 8:1-17
            Observai um Rei, 8:1-4
            O Futuro é Incerto, 8:5-9
            Desfrutai vosso Labor, 8:10-15
            Os Caminhos de Deus são Desconhecidos, 8:16,17


O ÚLTIMO INIMIGO, 9:1-16
            A Morte Silencia a Todos, 9:1-6
            Portanto, Desfrutai a Vida, 9:7-10
            A Ocasião Chega, 9:11,12
            A Sabedoria é Melhor que o Poder, 9:13-16
            

PALAVRA MAIS SÁBIAS, 9:17-11:7
            Provérbios e Comentários, 9:17-10:20
            Observações sobre os Negócios, 11:1-7
            

IDADE AVANÇADA, 11:8-12:7
            Idade e Juventude, 11:8-10
            Lembrai-vos de Deus antes da Velhice, 12:1-7
O TEXTO E O PREGADOR, 12: 8-12
PIEDADE PRÁTICA EM VISTA DO JUÍZO, 12:13,14 


ANALISE
                Quem é Eclesiastes? Esse termo significa “o homem da assembleia” isto é, ou o indivíduo que convoca uma assembleia religiosa (Números 10:7). Ou alguém que é seu porta-voz, seu pregador. Nosso porta-voz não era algum sacerdote munido da lei, nem um profeta munido do conselho (Jeremias 18:18), e muito de sua obra se assemelha com o material do livro de Provérbios.

            Baseando-se em 1:1 do livro muitos inferem popularmente que tenha sido Salomão, o primeiro dos sábios de Israel (12:9,11; cf l Reis 3:12; 4:29-34); pelo menos uma parte do livro é reputada como um reflexo das experiências do sábio.

            Contudo, pode-se perguntar se Salomão, o terceiro rei de Israel, alguma vez na sua historia poderia ter usado o tempo passado para dizer “fui rei em Jerusalém” ou “venho sendo rei de Israel, em Jerusalém”. Ele poderia ter confessado que a tentativa de ser sábio foi um fracasso: “mas a sabedoria estava longe de mim” (7:23)? Sob seu eficiente governo teria ele descrito os opressores como indivíduos cujo poder é irresistível (4:1; 5:8; 8:9; 10:5-7; cf l Reis 4:20,25)?

            Quando é que esse Qoheleth (o único nome que lhe é atribuído no hebraico “homem de assembléia”, o verdadeiro título de seu oficio) escreveu? Evidentemente quando Israel gemia debaixo de opressores estrangeiros (possivelmente os persas, entre 444 e 331 a.C, ainda que outros prefiram dizer que teriam sido os gregos, esses opressores). O livro apócrifo de Eclesiástico, de Jesus bem Siraque, escrito em cerca de 160 a.C, parece citar a Eclesiastes como se fosse uma obra anterior a sua época.

            Onde? Perto da casa de Deus (5:1), aonde os homens iam e vinham do lugar santo (8:10). O conhecimento sobre o mundo exterior, conforme exibido no livro, poderia ter sido adquirido ali mesmo, em Jerusalém.

            Portanto, atribui o livro a quem? Embora escrito no idioma hebraico, seus sinais distintamente israelitas são poucos. O nome de aliança de Deus nunca é usado; Israel é mencionado apenas uma vez. O autor, amante de provérbios, fala para os filhos dos homens (1:13), e assim por diante), fala á humanidade. Salienta a loucura e as trevas do homem natural, ele prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do evangelho.

            Por que um livro como esse foi incorporado no cânon? Os rabinos disputavam a coerência do escritor, mas para eles o livro já fazia parte de sua Bíblia. Não encontramos aqui um otimismo cego: mais de uma vintena de prementes problemas desta vida são claramente vistos, de modo a não permitir tal otimismo. Mas igualmente não há um pessimismo cínico, pois o autor é um crente em um Deus reto (8: 12,13, e noutros lugares) aqui encontramos um realismo de olhos  abertos que enfrenta a diversão e a fúria, os triunfos e as derrotas, o padrão de luz e sombra, tão somente para tirar a conclusão de que as coisas como um todo são uma lufada de vento (1:2; 12:8; e assim por diante), mas, paradoxalmente, a totalidade da vida humana deve consistir de reverência e obediência a Deus, pois a Ele, finalment6e, cada qual dará plena prestação de contas (12:13,14).


Pr. Edilson Alves
edi.cordel@hotmail.com
Igreja Cristã da Família - Igarassu/PE

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