Este é um dos pecados mais dominantes de nossa sociedade. Já que este
pecado é tão comum e aceito por tantas pessoas quase que como uma norma
de vida, é necessário que, como cristãos, nos conscientizem da clara
Orientação da Palavra de Deus.
Impureza sexual: Relação íntima impura. Imundície. Tudo o que perturba a pureza da união sexual pura e abençoada por Deus.
A união sexual pode ser pura?
Deus criou o homem e a mulher e é o autor do sexo.
Orientação da Palavra de Deus.
Impureza sexual: Relação íntima impura. Imundície. Tudo o que perturba a pureza da união sexual pura e abençoada por Deus.
A união sexual pode ser pura?
Deus criou o homem e a mulher e é o autor do sexo.
(Gênesis 2.20-25;1.27-28) O sexo e a relação sexual são puros e santos dentro do limite do sublime propósito de Deus. A mulher foi feita de uma parte física do homem. Há, pois, uma afinidade natural entre os dois sexos desde o princípio.
Evidentemente esta atração entre os dois sexos foi dada por Deus tanto para a felicidade do ser humano, como também para a procriação da raça. Por ser uma relação tão dinâmica e poderosa, e para evitar abusos e consequências tristes, Deus fixou limites claros que devemos respeitar inquestionavelmente.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.(Gênesis 1:27,28)
“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele.” (Gênesis 12:18)
Quando o relacionamento sexual é puro?
As relações sexuais são reservadas unicamente para a vida matrimonial
Ao instituir o casamento, Deus determinou que a relação normal fosse monogâmico, Gênesis 2.20-21, vitalícia e indissolúvel, sendo confirmada por Jesus, Mateus 9:7,8.Dentro do casamento, a relação sexual é pura, santa, normal, prazerosa, legítima, 1Coríntios 7.2-5; 10-17; Provérbios 5.15-23, devendo ser desprovida de atitudes abusivas, egoístas, anormais.Cada homem deve ter sua própria esposa (a menos que Deus lhe tenha dado o dom da continência) e conformar-se, limitando os contatos sexuais estritamente a ela. Deve haver disciplina sexual. A continência não é impossível ao homem, l Coríntios 7.2-4. pecado desvirtuou o propósito da união sexual e corrompeu sua prática, Gênesis 6.5,11,12; 19.1-13; Romanos 1.22-32,
“Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher,e cada uma tenha o seu próprio marido.O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira
o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por o sentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois vos ajuntai outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (I Coríntios 7:2-5)
“Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço.Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? Sejam para ti só e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como serva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente.” (Provérbios: 5.15-19)
E a união sexual fora do casamento?
Toda relação sexual fora do casamento é (adultério e fornicação).
É proibida por Deus e será julgada. (l Coríntios 6.9; Gálatas 5.19; Efésios 5.3-5; I Tessalonicenses 4.7; Hebreus 13.4;Mateus 19.9) Ainda que sejam noivos e comprometidos, a união sexual entre o casal é prejudicial e proibida. Jesus condenou os desejos impuros, as paixões desordenadas, os olhares e intenções cobiçosos, sugestivos (Mateus 5.27-28). Verifiquemos o que o apóstolo ensinou em l Coríntios 6.13-20: - “nossos corpos são para o Senhor, v.13;” – “nossos corpos são membros do Corpo de Cristo; fornicação não convém de modo algum, v.15;” – “nossos corpos são templo do Espírito Santo; não somos de nós mesmos, v.19;” devemos fugir da impureza! Significa fugir do ato, da ocasião, do pensamento e da intenção, dos lugares de tentação, das amizades e outras coisas que provoque, a imaginação, ou levem a ceder diante da tentação: revistas, livros ou filmes pornográficos ou sugestivos, alguns programas de TV, vestimentas provocantes, brincadeiras maliciosas, etc. v.18; - “todo o nosso ser pertence a Deus, v.20.”
“Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo”. “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder”. “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo,
e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.” “Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito". “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. ”Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. ”Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo,e no vosso espírito,, os quais pertencem a Deus. (I Coríntios 6:13-20)
E o uso anormal do sexo?
Deus condena todo abuso ou uso anormal do sexo.
(Romanos 1.18-32; l Coríntios 6.10;Ap22.15).
Salientamos alguns destes usos incorretos:
Incesto: contato sexual entre parentes próximos.
Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. (Deuteronômio 27:22) E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, E vir a nudez dela, e ela a sua, torpeza é; Portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; Descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniquidade. (Levítico 20:17)
Homossexualismo: pecado sexual entre pessoas do mesmo sexo.
Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. (Levítico 18:22,13)
Por isso Deus os abandonou às paixões infames.
Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. (Romanos 1:26,27)
Conduta efeminada: conduta do homem que se assemelha à mulher.
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idolatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, (I Coríntios 6:9)
Lesbianismo: homossexualismo entre mulheres.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
(Romanos 1:26)
Masturbação: auto-excitação com o fim de produzir prazer. Baseia-se no egoísmo e na morbidez (estado doentio), produz vício Não cumpre o propósito do sexo, portanto é impuro e perverso.
Omã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.
(Gênesis 38:9,10)
Bestialidade: relação sexual entre um homem e um animal,
Todo aquele que se deitar com animal, certamente morrerá. (Êxodo 22:19)
Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. (Levítico 18:23,24)
Sodomia: relação sexual antinatural, de diferentes formas.
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idolatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, (I Coríntios 6:9)
Pedofilia: atração e relação sexual com crianças
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele (Provérbios 22:6)
Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças. (Jeremias 9:21)
Qual o papel da Igreja nesse assunto?
A Igreja tem o dever de manter-se pura e, se necessário, disciplinar os membros que incorrerem nesses pecados.(l Coríntios 5:1-13)
Devemos ser realistas e sábios e situar-nos diante da real necessidade das pessoas da nossa congregação, ajudando aqueles que queiram se livrar das más condutas. A impureza sexual corrompe o ser humano mais rapidamente do que qualquer outro pecado. Jesus e os primeiros apóstolos acharam por bem dar instruções claras e fazer advertências sobre o assunto. O sangue de Cristo limpa de todo o pecado quando este for confessado e abandonado, (l Coríntios 6:9-11; ll Coríntios 2.5-11; 1Jo 1.9).
Como assegurar a pureza sexual?
O corpo é o templo do Espírito Santo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Coríntios 6:19)
Lembrar sempre que o corpo é do Senhor (templo do Espírito Santo, (I Coríntios 6:19). E, portanto sagrado, (I Coríntios 6:13) Ter cuidado com os olhos Deus condena todo abuso ou uso anormal do sexo. (Romanos 1.18-32; l Coríntios 6.10;Ap22.15)
Salientamos alguns destes usos incorretos:
Ter cuidado com a imaginação, especialmente quando se está só.
Ser cauteloso com palavras sugestivas ou de sentido duplo.
Ter cautela com os gestos.
Não alimentar os desejos carnais. Para jovens, especialmente, o trabalho manual duro e os esportes físicos até o cansaço são bons neste sentido.
Um corpo ativo e uma mente ocupada dignamente são fatores muito positivos na luta contra a impureza.
Orar, exercer fé no Senhor, Jejuar, viver no Espírito, confiar em Deus para nos guardar de toda a impureza, Salmos 119:9.
Sejamos um povo que se caracteriza pela pureza sexual. Exortemos
aos outros à santificação do corpo, alma e espírito.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para
nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
(I João 1:9)
Edilson Alves
edi.cordel@hotmail.com
Entre tantos textos na internet a respeito desse assunto, esse é o mais esclarecedor , direto ao ponto, é o melhor que já li.
ResponderExcluirDeus o abençoe sr.PR Edilson
Entre tantos textos na internet a respeito desse assunto, esse é o mais esclarecedor , direto ao ponto, é o melhor que já li.
ResponderExcluirDeus o abençoe sr.PR Edilson
Muito bem esclarecido. Se tivermos alguns tipos de problemas destes, aqui relacionados, ou simplesmente dúvidas a questões de sexualidades, ato sexual, lascívia, luxúria, e coisas do tipo, algo por nós mesmos elucidados, eis aqui, o fator, para ser lido, relido, todas as vezes em que o pecado a tal ato vier nos chamar. Deixarei exposto o tema em minha tela do pc, para me dar forças a não cair em tentação. Para mim e acredito a todos os leitores, foi de grande e fundamental valia, a andarmos nos passos de Jesus. Graça e Paz vos sejam multiplicadas.
ResponderExcluir