QUEM É O VERDADEIRO CULPADO?

Quem é o verdadeiro culpado?

Gênesis 3:1-19

1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

9 - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

11 - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

12 - Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

14 - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

O homem foi feito a imagem  semelhança de Deus...
Mas, um dia quando Deus havia deixado o homem a vontade para escolher servi-lo,
O homem pecou...
A serpente enganou a mulher, que enganou ao homem, que não enganou a Deus.
Então o homem tornou-se pecador, e,  juntamente com o pecado vieram todos os outros malefícios dele.
Como a igreja de hoje tem convivido com esse mal?
Ou como tem resistido a ele?

1 - O diabo se faz de bobo para se introduzir na vida do crente, e sorrateiramente lança suas dúvidas   Gn. 3:1.

2 – mesmo conhecendo a verdade cedemos mediante suas palavras tentadoras.
Gn. 3: 2,3, 4,5

3 – Ninguém ao pecar faz outra coisa, senão realizar seus desejos ocultos, seu verdadeiro eu ,  suas vontades  resguardadas...  Gn. 3: 6  (o diabo não obriga ninguém a pecar, ele apenas nos tenta nos desejos e vontades que já possuímos)

O problema do pecado.

1 – Quem peca não permanece inocente, logo lhe é revelado que pecou, adquire consciência de que cometeu um erro gravíssimo, ou seja, quem faz algo errado procura se esconder...
Gn. 3: 7,8  
Obs: ninguém se esconde aos olhos de Deus. Vv 9,10

2 -  Geralmente tentamos encontrar solução para o problema do pecado, e, a solução muitas vezes é encontrar um culpado para o nosso erro...
Gn. 3: 11-13

3 – De qualquer maneira, Deus sabe quem é o culpado, você também sabe, o difícil é assumir.
Mas de um jeito ou de outro sofremos o dano pelo pecado que cometemos, quem incentivou, quem ajudou, e quem cometeu... Ninguém ficará impune!
Gn. 3: 14- 19

Conc.
Há uma saída para o problema do pecado: reconhecer  que é culpado já é um bom começo. Receber  verdadeiramente a  Jesus é a solução. Rm. 3:23; 6: 23

Que Deus vos abençoe e vos ajude a serem cristãos verdadeiramente santos.


Pr. Roberto Basílio.
E-mail: robertobasil@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...