Espírito, Alma e Corpo

Primeira parte

Tess. 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Na Palavra de Deus, aprendemos que para ser uma pessoa distinta, tem que ter três elementos

na sua formação: espírito, alma e corpo.

O“espírito”-semente:-É um“corpo”, e dentro dela tem um “espírito de vida”, se plantar na terra, nascerá um ser vivo, que vai reproduzir sua espécie.

A semente: Se for um corpo vazio é palha, vai servir somente para queimar no fogo.

Na ciência, para constatar que, é uma pessoa,” não importando se tem corpo ou não, é necessário, três elementos:


Mente: intelecto, raciocínio, razão.


Emoção: são os sentidos, cheiro, frio, calor, dor, tristeza, alegria ,amor e etc.


Vontade:“desejos”, fome, sede e prazer. (Gêneses- 4:7)

É um corpo informe, que ainda precisa nascer. ( gêns. ou Sêmen ou semente de um ser vivo)

Três elementos, numa semente para dar formação de um ser: espírito, alma, e corpo.


-O espírito-é a vida da semente: é a imagem e semelhança do pai biológico, que forma o caráter, a“alma”do novo ser que vai produzir frutos com a mesma espécie da semente.

O espírito de vida, não tem corpo físico, mas a partir do momento que entra num corpo, é o espírito da semente que formará a “alma” naquele ser .(caráter)


- Alma-é “a mente” humana, e foi o campo em que o malígno semeou a Palavra de Deus distorcida, e mudou o nosso caráter, passando de filho de Deus para filho da criatura, corruptível, e recebemos a pena de morte, e passamos a ser mortais - “alma vivente”.

Dentro da alma (mente humana) passou à obediência ao novo senhor.

Esta prática de pecado, chama-se: “adultério”contra Deus, troca de senhor.

-Corpo- O primeiro homem “Adão”, recebeu o fôlego de vida, do seu Criador- o “espirito de vida”, para formar dentro dele o caráter de um homem de Deus. Este homem formaria uma nação para Deus.

A “alma vivente”- a “mente humana”, passou a obedecer seu novo senhor, escravizado agora para fazer todos os tipos de pecado que aborrecia o Criador, usando para comandar os desejos vontade da carne e comandar os membros do seu corpo, as práticas e atos corruptíveis, depravados contrariando os mandamentos da Palavra do seu Criador. (Romanos -1:23,32)

A “Palavra” - a semente de Deus, foi corrompida distorcida e levada aos seus primeiros filhos Adão e Eva por Satanás, a antiga serpente, dentro da casa, no jardim de seu Criador. (Gêneses-3:4,5.)

Eles deram ouvidos a Lúcifer, a antiga serpente, alimentando a sua mente, desta palavra. Cometeram o maior pecado de ofensa contra o “espírito de vida” que receberam de seu Criador, e com isso, receberam a pena de maldição, a morte, para reinar sobre toda a terra.

Não havia antes o reino das trevas, era um Paraíso. (João- 10:10)

O homem exterior é nosso corpo físico sujeito à decadência, e que vai caminhando para a morte por causa do pecado e aflição da vida. O nosso ser interior que é a “vida espiritual”, embora o nosso corpo envelheça e decaia, experimentamos a renovação contínua e constante da vida e o Poder de Cristo, cuja influência, capacita a nossa mente, nossa emoção e vontade a se conformarem com Sua semelhança e propósito eterno e imortal.

Essa glória já está parcialmente presente, mas só no futuro, será experimentada plenamente. (Romanos- 8:18)-Nossa herança no céu; a glória do estado eterno.

Diz as escrituras, que todos deverão prestar conta “ante o tribunal de Cristo,” de todos os seus atos praticados por meio do corpo, sejam bons ou maus, não haverá exceção. ( Rom.-14:10,12)- (ICor.-3:12,15)—(2 Cor.-5:10) Nossos atos secretosMarcos- 4:22)—(Romanos- 2:16) Nosso caráter. (Rom.-2:5,11) Nossas palavras. (Mateus- 12:36,37) Nossas boas obras. (Efésios- 6:8) Nossas atitudes. (Mateus- 5:22) Nossa falta de amor.

O crente terá que prestar conta da sua fidelidade ou infidelidade a Deus. (Mateus- 25:21,23)- (I Coríntios- 4:2,5)

Tendo em vista a graça, a oportunidade e, o conhecimento que recebeu. (Lucas- 12:48)-(João 5:24) (Rom.8:1)
O julgamento do crente é mais severo, porque teve este conhecimento.


Que Deus abençoe a todos!!


Por: Nilza Rangel
Fonte: Estudosbiblicosonline.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...