“E descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem ressuscite dentre os mortos” - Mateus 17:9
De nada adianta a visão sem ressurreição. O motivo é simples: a visão embaixo da terra não é tão proveitosa. Após a ressurreição, sim, a visão é importante pois aí existe um mundo novo a ser visto.
Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus – Colossenses 3:1.
Aqueles que foram ressuscitados com Cristo sabem para onde devem olhar; seu olhar não fica vagando, perdido no vazio, tão pouco nas coisas apenas desta vida. A ressurreição nos dá uma nova forma de ver as coisas, nos dá novos olhos.
Para termos uma visão perfeita, a condição básica é termos sido ressuscitados juntamente com Cristo. Aí olharemos para onde Ele olha, deixaremos de olhar para aquilo que Ele não olharia, veremos coisas que só Ele vê. Entenderemos, então, o significado das palavras de Paulo:
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” - I Cor. 2:14.
“Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” – I Cor. 2:16.
Quando Jesus precisou curar um homem surdo e gago, soube exatamente para onde olhar:
“E erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: Efatá; isto é Abre-te” – Marcos 7:34..
Pedro antes de ser uma pessoa ressuscitada pelo poder de Deus olhou para a força do vento em vez de olhar para Jesus e afundou:
“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor”. – Mateus 14:30
A visão de quem ainda não foi ressuscitado com Jesus é diferente e triste, apesar de ser muitas vezes uma visão de conforto aqui na terra:
“Morreu também o rico e foi sepultado e no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio” – Lucas 16:23.
Quem já foi ressuscitado nunca passa despercebido; não será mais um na multidão
“E grande número dos judeus chegou a saber que ele estava ali: e afluíram, não só por causa de Jesus mas também para verem a Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos – João 12:9.
A visão de uma pessoa ressuscitada leva outros a enxergarem as mesmas coisas:
“E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes” – Lucas 10:23.
Dentre as várias características que distinguem a fé em Jesus de outras crenças, a mais marcante está sendo comemorada pelos cristãos nestes dias: a ressurreição. Ao ressuscitar Jesus dividiu a história do homem; permanece na morte quem quer. Se antes não havia alternativa, agora esse poder está à disposição de todos aqueles que o recebem pela fé.
Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, veverá" - João 11:25.
Feliz Páscoa
Oswaldo Chirov
chirov@igrejadafamilia.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário