O CRISTÃO E O VINHO

(Provérbios 23:29-35) - Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?

- Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.

- Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

- No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.

- Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.

- E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.

:- E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.





É comum nos dias de hoje, em meio ao povo de Deus alguns irmãos questionarem sobre o vinho, e são vários os argumentos usados para responder ou para explicar a atitude de beber ou não o vinho; Vale salientar que o vinho em questão não é o suco puro da uva, mas o vinho fermentado, misturado ao álcool.



Por quê a questão?

Alguns crentes por gostarem de beber vinho por serem apreciadores dessa bebida e não abrirem mão do hábito, procuram de certa forma explicar através da bíblia o seu hábito para assim se sentirem inculpáveis.

São vários textos bíblicos usados em sua defesa, porém eu gostaria de destacar o mais usado





(João 2:1-10) - E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.

- E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

- E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

- Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

- Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

- E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.

- Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

- E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.

- E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

- E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.



É bem verdade que Jesus transformou água em vinho, alegrando assim aquela festa, mas qual o verdadeiro sentido desse milagre? Jesus estava querendo com isso nos liberar para sermos beberrões de vinho? Aquele vinho era misturado ao álcool? Ou era apenas suco de uva? Jesus tinha a intenção de ver todos aqueles homens embriagados?



Em primeiro lugar devemos observar que estando Jesus no começo do seu ministério certamente aquelas pessoas não eram discípulos seus nem o que poderíamos chamar de Cristãos, mas judeus tradicionais. Como também Jesus era ali apenas um convidado juntamente com sua família.



Em segundo lugar, observamos que sendo esse o primeiro milagre que Jesus realizara tem para nós pelo menos dois sentidos espirituais.



-Manifestar a sua glória (v 11)

-Mostrar que o seu melhor ainda está por vir (v 10)



Em terceiro lugar devemos observar que em nenhum outro momento Jesus bebeu vinho com os seus discípulos, a não ser para celebração da santa ceia.





A BIBLIA PROÍBE BEBER VINHO?



Proibição é algo que nunca funcionou direito com o homem, pois, no seu livre arbítrio o homem tende a fazer aquilo que não deve; logo, se é proibido torna-se desejável.

(Romanos 4:15) - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.



Entendemos que se na bíblia não há proibição quanto ao vinho, logo, não seria pecado beber vinho, assim como não proibição quanto ao fumo, logo, tabagismo não seria pecado? Da mesma forma que na bíblia não há nada escrito a respeito do uso de drogas, logo, seria lícito usá-las?



NOÉ X VINHO



Apesar de não haver proibições, nosso Deus não nos deixa sem direção para agirmos ele nos direciona sempre a fazermos o melhor, a agirmos coerentemente, tanto é que na Sua palavra Ele deixa muito claro os prejuízos morais do vinho. A bíblia não esconde o que aconteceu com o patriarca Noé. 



(Gênesis 9:20-25) - E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.

- E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.

- E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.

- Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

- E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.

- E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.



Ninguém havia proibido nem ao menos alertado Noé quanto a não beber vinho; a vinha era sua, “o vinho era seu” (até certo ponto o vinho era seu, porém, os papeis se inverteram e em alguns minutos o vinho exercera uma influência muito grande sobre Noé; agora Noé é que era do vinho) ele simplesmente bebeu o vinho, não havia mal nenhum nisso, a não ser a embriaguês e seus prejuízos morais.



-A NUDEZ. Imaginem um homem naquela época, com os preceitos que tinha, ainda por cima um escolhido de Deus entre milhares, agora bêbado e nu. (v 21)



-O ESCÂNDALO. Sendo Noé o único espelho e exemplo para sua família, serve de escândalo para seu filho mais novo, que fica horrorizado ao ver seu grande pai bêbado e nu.(v 22)



-O RESULTADO LAMENTÁVEL. Noé para não reconhecer seu erro, invés de reparar-se com os seus filhos, amaldiçoa seu filho mais novo, ele e sua descendência apenas por ficar surpreso com algo que para ele até então lhe era desconhecido.(Vs 24,25)



Se atentarmos para o que aconteceu com Noé entenderemos que a sua experiência com o vinho não foi das melhores, nem para ele nem para sua família.



LÓ X VINHO



A Bíblia também nos relata algo sem precedentes que aconteceu com Ló sobrinho de Abraão um duplo incesto com suas filhas algo vergonhoso e amoral que perpetuou-se na história, nas páginas da bíblia sagrada.



(Gênesis 19:30-38) - E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.

- Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;

- Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

- E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.

- E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

- E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.

- E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.

- E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.

- E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.



Sabemos que Ló, mesmo sendo sobrinho de Abraão não tinha os mesmos preceitos que ele nem a mesma lealdade a Deus, mesmo assim, estando ele em Sodoma não se deixou contaminar pelo pecado que reinava ali, logo, entendemos que não seria do feitio de Ló relacionar-se sexualmente com suas filhas, por livre e espontânea vontade, porém Ló gostava de vinho e espontaneamente o bebeu quando lhe fora oferecido por suas filhas. Com o vinho veio a embriagues e com ela os terríveis resultados.



O INCESTO. Ambas as filhas de Ló deitaram-se com ele e cometeram incesto. (união sexual ilícita entre parentes consaguíneos, afins ou adotivos) este ato não agradou a Deus, pois as suas conseqüências não foram boas.(vs 33a, 35a )



O HOMEM FORA DE SI. O problema de beber o vinho é que ele embriaga e quando isso acontece o homem perde os sentidos ou sofre variações nos mesmos ficando assim vulnerável a erros e enganos e até mesmo a morte, no caso de Ló, ficou sem sentidos e foi usado por suas filhas para cometerem esse terrível pecado. ( vs 33b, 35b )



AS CONSEQUÊNCIAS. As conseqüências desse ato foram graves pois do incesto das filhas de ló nasceram Moabe e Bem-Ami, os quais deram origem aos moabitas e amonitas que se tornaram grandes inimigos do povo de Deus.( vs 37, 38 ); (Jz 3:14); (2Sm 10:8-10)



PROIBIÇÃO X CONSELHO



Apesar de não haver proibições na bíblia quanto a beber ou não beber vinho misturado, que é o vinho em questão, aquele que apresenta teor alcoólico, também não podemos afirmar que é liberado para o crente que quer ser exemplo no lugar onde mora ou congrega, é certo que o Senhor não proíbe, mesmo porque na sua pré-ciência ele já sabia que mesmo proibindo o homem transgrediria e entraria em condenação, porém, Sua palavra nos aconselha a não fazê-lo. Não são poucos os conselhos e advertência que encontramos na bíblia quanto ao uso do vinho misturado.



O VINHO ATORDOADOR.

(Salmos 60:3) - Fizeste ver ao teu povo coisas árduas; fizeste-nos beber o vinho do atordoamento.



O VINHO PARA OS ÍMPIOS

(Salmos 75:8) - Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.



O VINHO TRAZ VIOLÊNCIA

(Provérbios 4:14-17) - Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.

Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.

Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.

Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.

O VINHO É ESCARNECEDOR E NÃO TRAZ SABEDORIA AO HOMEM

(Provérbios 20:1) - O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.



O VINHO É EMPOBRECEDOR

(Provérbios 21:17) - O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.



A BIBLIA NOS ACONSELHA A NÃO ESTAR ENTRE OS BEBERRÕES

(Provérbios 23:20) - Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.



SOMOS PRINCIPES NO REINO DE DEUS, POR ISSO NÃO DEVEMOS BEBER VINHO

(Provérbios 31:4) - Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte;

Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos.



O VINHO ESVAZIA O BOLSO

(Eclesiastes 10:19) - Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde.



O AI DOS QUE BEBEM VINHO

(Isaías 5:11) - Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!

(Isaías 5:22) - Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;



OS QUE SE ENTREGAM À BEBEDICE SE ESQUECE DO SENHOR

(Isaías 5:12) - E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos.



O VINHO FAZ O HOMEM ERRAR E TROPEÇAR

(Isaías 28:7) - Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.



O VINHO TRAZ CHORO E GEMIDO

(Joel 1:5) - Despertai-vos, bêbados, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.



O VINHO TRAZ DESLEALDADE

(Habacuque 2:5) - Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos.



JESUS NÃO BEBEU VINHO MISTURADO

(Marcos 15:22,23) - E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira.

E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.



JOÃO BATISTA NÃO BEBEU VINHO NEM BEBIDA FORTE

(Lucas 1:13-16) - Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,

Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus,



VINHO X EQULIBRIO



Como não existem proibições na bíblia, mas, conselhos e recomendações para nos direcionar ao caminho mais equilibrado possível a decisão do crente que quer ter autoridade diante desse mundo corrompido pelo pecado, seria não se misturar com o mundo. Como a palavra santo, do original hebraico kadosh, quer dizer separado. Se nós precisamos ser santos,(1Pe 1:15,16) então, devemos pensar bem antes de começar a beber algum tipo de bebida alcoólica, mesmo porque não sabemos se teremos domínio sobre ela, entendamos que todo vício começa pela primeira experiência, como é o caso do tabagismo( vício do fumo/tabaco), drogas (maconha, cocaína, heroína, crack, anfetaminas, LSD, raxixe, etc, como também do alcoolismo, (assunto em questão). Por isso entendo que o cristão, de acordo com seu novo modelo de vida ensinado por Cristo, deve deixar as velhas práticas, isso inclui o uso da bebida seja: vinho, cerveja ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica. Por que “deixar”? Porque só defende a tese de que é licito para o crente beber esse tipo de bebida, aquele que tem interesse de fazê-lo, e, só tem interesse de fazê-lo aquele que já o fez, ou seja, deseja permanecer na velha vida com as mesmas práticas do passado.



(Efésios 4:17-24) - E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.





VINHO X TESTEMUNHO



Antes de fazer tal coisa devemos atentar para o conselho de Paulo quando diz,”examine o homem a si mesmo” (1Co, 11:28a)

Um conselho que devemos seguir é esse: Antes de experimentarmos ou aceitarmos o convite para beber algum tipo de bebida alcoólica devemos nos perguntar: Em meu lugar Jesus faria isso?, Em meu lugar Jesus beberia essa cerveja? Esse conselho deve ser aplicado em qualquer área da nossa vida, antes de praticarmos qualquer ação ou tomarmos qualquer atitude.



Uma das coisas que mais tem atrapalhado o crescimento do evangelho hoje são os escândalos, algumas igrejas estão a mais de vinte anos nas suas localidades estagnadas por causa de escândalos promovidos por seus membros ou lideres no passado, por isso o nosso comportamento hoje conta muito para o crescimento do evangelho.

Se queremos ver o evangelho crescendo santo e imaculado então procuraremos dar bom testemunho,no entanto aqueles que se enveredam pelos caminhos do vicio do álcool ou da jogatina ou outro qualquer estão dizendo com suas ações que não estão nem aí para o evangelho de Jesus cristo.

E por que devemos dar bom testemunho?



Em primeiro lugar para não fazer tropeçar o nosso irmão



(Romanos 14:21) - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.



Em segundo lugar por que aquele que faz a obra de Deus deve seguir a alguns preceitos bíblicos



(I Timóteo 3:1) - ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

(I Timóteo 3:2,3) - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;



(I Timóteo 3:8) - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;



Em último lugar porque a bíblia nos aconselha a não nos embriagar com vinho.



(Efésios 5:17-19) - Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.



Por todas essas coisas entendemos que a vida em Cristo não é uma questão de ser ou não ser pecado, mas, uma decisão nossa de saber se, como cristãos transformados, devemos ou não devemos fazer. Não é porque somos fortes que fazemos, mas, por causa do nosso irmão que é fraco que não devemos fazer. Mas, quem é forte? Ou, quem é fraco?

(I Corintios 10:12) - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.



Pr. Roberto Basílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...