Eclesiastes
Esboço
Textos: 1:1,2-"Tudo é vaidade"
O CASATIVO CIRCULO VICIOSO, 1: 3-2:26
Da Natureza, 1:3-11
Da Experiência, 1: 12-18
Dos Prazeres, 2:1-11
O sucessor de cada qual pode ser um Tolo, 2: 12-23
É Melhor Desfrutar a sua própria Obra, 2: 24-26
TEMPO E ETERNIDADE, 3:1-22
O Tempo, 3:1-9
A Eternidade, 3:10-15
Morte Negra, 3:16-22
ECONOMIA POLITICA, 4:1-16
A Opressão é Deprimente, 4:1-6
O Companheirismo Ajuda 4:7-12
A Revolução pode Fracassar, 4:13-16
RELIGIÃO É VIDA, 5:1-6:12
A Adoração Reverente, 5:1-7
Observai os Oficiais, 5:8,9
A Prosperidade se Acaba, 5:10-17
Portanto, Desfrutai o Trabalho, 5:18-20
Desfrutai das Coisas Boas, 6:1-6
O que é Bom Para o Homem? 6:7-12
PALAVRAS SÁBIAS, 7:1-29
Provérbios, 7:1-12
Breves Comentários, 7:13-22
Desespero da Sabedoria Humana, 7:23-29
OS REIS E O REI, 8:1-17
Observai um Rei, 8:1-4
O Futuro é Inserto, 8:5-9
Desfrutai vosso Labor, 8:10-15
Os Caminhos de Deus são Desconhecidos, 8:16,17
O ÚLTIMO INIMIGO, 9:1-16
A Morte Silencia a Todos, 9:1-6
Portanto, Desfrutai a Vida, 9:7-10
A Ocasião Chega, 9:11,12
A Sabedoria é Melhor que o Poder, 9:13-16
PALAVRA MAIS SÁBIAS, 9:17-11:7
Provérbios e Comentários, 9:17-10:20
Observações sobre os Negócios, 11:1-7
IDADE AVANÇADA, 11:8-12:7
Idade e Juventude, 11:8-10
Lembrai-vos de Deus antes da Velhice, 12:1-7
O TEXTO E O PREGADOR, 12: 8-12
PIEDADE PRÁTICA EM VISTA DO JUIZO, 12:13,14
ANÁLISE
Quem é Eclesiastes? Esse termo significa "o homem da assembléia" isto é, ou o individuo que convoca uma assembléia religiosa (Números 10:7). Ou alguém que é seu porta-voz, seu pregador. Nosso porta-voz não era algum sacerdote munido da lei, nem um profeta munido do conselho (Jeremias 18:18), e muito de sua obra se assemelha com o material do livro de Provérbios.
Baseando-se em 1:1 do livro muitos inferem popularmente que tenha sido Salomão, o primeiro dos sábios de Israel (12:9,11; cf l Reis 3:12; 4:29-34); pelo menos uma parte do livro é reputada como um reflexo das experiências do sábio.
Contudo, pode-se perguntar se Salomão, o terceiro rei de Israel, alguma vez na sua historia poderia ter usado o tempo passado para dizer "fui rei em Jerusalém" ou "venho sendo rei de Israel, em Jerusalém". Ele poderia ter confessado que a tentativa de ser sábio foi um fracasso: "mas a sabedoria estava longe de mim" (7:23)? Sob seu eficiente governo teria ele descrito os opressores como indivíduos cujo poder é irresistível (4:1; 5:8; 8:9; 10:5-7; cf l Reis 4:20,25)?
Quando é que esse Qoheleth (o único nome que lhe é atribuído no hebraico "homem de assembléia", o verdadeiro título de seu oficio) escreveu? Evidentemente quando Israel gemia debaixo de opressores estrangeiros (possivelmente os persas, entre 444 e 331 a.C, ainda que outros prefiram dizer que teriam sido os gregos, esses opressores). O livro apócrifo de Eclesiástico, de Jesus bem Siraque, escrito em cerca de 160 a.C, parece citar a Eclesiastes como se fosse uma obra anterior a sua época.
Onde? Perto da casa de Deus (5:1), aonde os homens iam e vinham do lugar santo (8:10). O conhecimento sobre o mundo exterior, conforme exibido no livro, poderia ter sido adquirido ali mesmo, em Jerusalém.
Portanto, atribui o livro a quem? Embora escrito no idioma hebraico, seus sinais distintamente israelitas são poucos. O nome de aliança de Deus nunca é usado; Israel é mencionado apenas uma vez. O autor, amante de provérbios, fala para os filhos dos homens (1:13), e assim por diante), fala á humanidade. Salienta a loucura e as trevas do homem natural, ele prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do evangelho.
Por que um livro como esse foi incorporado no cânom? Os rabinos disputavam a coerência do escritor, mas para eles o livro já fazia parte de sua Bíblia. Não encontramos aqui um otimismo cego: mais de uma vintena de prementes problemas desta vida são claramente vistos, de modo a não permitir tal otimismo. Mas igualmente não há um pessimismo cínico, pois o autor é um crente em um Deus reto (8: 12,13, e noutros lugares) aqui encontramos um realismo de olhos abertos que enfrenta a diversão e a fúria, os triunfos e as derrotas, o padrão de luz e sombra, tão somente para tirar a conclusão de que as coisas como um todo são uma lufada de vento (1:2; 12:8; e assim por diante), mas, paradoxalmente, a totalidade da vida humana deve consistir de reverência e obediência a Deus, pois a Ele, finalment6e, cada qual dará plena prestação de contas (12:13,14).
Pr. Edilson Alves
Itapissuma -PE
Esboço
Textos: 1:1,2-"Tudo é vaidade"
O CASATIVO CIRCULO VICIOSO, 1: 3-2:26
Da Natureza, 1:3-11
Da Experiência, 1: 12-18
Dos Prazeres, 2:1-11
O sucessor de cada qual pode ser um Tolo, 2: 12-23
É Melhor Desfrutar a sua própria Obra, 2: 24-26
TEMPO E ETERNIDADE, 3:1-22
O Tempo, 3:1-9
A Eternidade, 3:10-15
Morte Negra, 3:16-22
ECONOMIA POLITICA, 4:1-16
A Opressão é Deprimente, 4:1-6
O Companheirismo Ajuda 4:7-12
A Revolução pode Fracassar, 4:13-16
RELIGIÃO É VIDA, 5:1-6:12
A Adoração Reverente, 5:1-7
Observai os Oficiais, 5:8,9
A Prosperidade se Acaba, 5:10-17
Portanto, Desfrutai o Trabalho, 5:18-20
Desfrutai das Coisas Boas, 6:1-6
O que é Bom Para o Homem? 6:7-12
PALAVRAS SÁBIAS, 7:1-29
Provérbios, 7:1-12
Breves Comentários, 7:13-22
Desespero da Sabedoria Humana, 7:23-29
OS REIS E O REI, 8:1-17
Observai um Rei, 8:1-4
O Futuro é Inserto, 8:5-9
Desfrutai vosso Labor, 8:10-15
Os Caminhos de Deus são Desconhecidos, 8:16,17
O ÚLTIMO INIMIGO, 9:1-16
A Morte Silencia a Todos, 9:1-6
Portanto, Desfrutai a Vida, 9:7-10
A Ocasião Chega, 9:11,12
A Sabedoria é Melhor que o Poder, 9:13-16
PALAVRA MAIS SÁBIAS, 9:17-11:7
Provérbios e Comentários, 9:17-10:20
Observações sobre os Negócios, 11:1-7
IDADE AVANÇADA, 11:8-12:7
Idade e Juventude, 11:8-10
Lembrai-vos de Deus antes da Velhice, 12:1-7
O TEXTO E O PREGADOR, 12: 8-12
PIEDADE PRÁTICA EM VISTA DO JUIZO, 12:13,14
ANÁLISE
Quem é Eclesiastes? Esse termo significa "o homem da assembléia" isto é, ou o individuo que convoca uma assembléia religiosa (Números 10:7). Ou alguém que é seu porta-voz, seu pregador. Nosso porta-voz não era algum sacerdote munido da lei, nem um profeta munido do conselho (Jeremias 18:18), e muito de sua obra se assemelha com o material do livro de Provérbios.
Baseando-se em 1:1 do livro muitos inferem popularmente que tenha sido Salomão, o primeiro dos sábios de Israel (12:9,11; cf l Reis 3:12; 4:29-34); pelo menos uma parte do livro é reputada como um reflexo das experiências do sábio.
Contudo, pode-se perguntar se Salomão, o terceiro rei de Israel, alguma vez na sua historia poderia ter usado o tempo passado para dizer "fui rei em Jerusalém" ou "venho sendo rei de Israel, em Jerusalém". Ele poderia ter confessado que a tentativa de ser sábio foi um fracasso: "mas a sabedoria estava longe de mim" (7:23)? Sob seu eficiente governo teria ele descrito os opressores como indivíduos cujo poder é irresistível (4:1; 5:8; 8:9; 10:5-7; cf l Reis 4:20,25)?
Quando é que esse Qoheleth (o único nome que lhe é atribuído no hebraico "homem de assembléia", o verdadeiro título de seu oficio) escreveu? Evidentemente quando Israel gemia debaixo de opressores estrangeiros (possivelmente os persas, entre 444 e 331 a.C, ainda que outros prefiram dizer que teriam sido os gregos, esses opressores). O livro apócrifo de Eclesiástico, de Jesus bem Siraque, escrito em cerca de 160 a.C, parece citar a Eclesiastes como se fosse uma obra anterior a sua época.
Onde? Perto da casa de Deus (5:1), aonde os homens iam e vinham do lugar santo (8:10). O conhecimento sobre o mundo exterior, conforme exibido no livro, poderia ter sido adquirido ali mesmo, em Jerusalém.
Portanto, atribui o livro a quem? Embora escrito no idioma hebraico, seus sinais distintamente israelitas são poucos. O nome de aliança de Deus nunca é usado; Israel é mencionado apenas uma vez. O autor, amante de provérbios, fala para os filhos dos homens (1:13), e assim por diante), fala á humanidade. Salienta a loucura e as trevas do homem natural, ele prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do evangelho.
Por que um livro como esse foi incorporado no cânom? Os rabinos disputavam a coerência do escritor, mas para eles o livro já fazia parte de sua Bíblia. Não encontramos aqui um otimismo cego: mais de uma vintena de prementes problemas desta vida são claramente vistos, de modo a não permitir tal otimismo. Mas igualmente não há um pessimismo cínico, pois o autor é um crente em um Deus reto (8: 12,13, e noutros lugares) aqui encontramos um realismo de olhos abertos que enfrenta a diversão e a fúria, os triunfos e as derrotas, o padrão de luz e sombra, tão somente para tirar a conclusão de que as coisas como um todo são uma lufada de vento (1:2; 12:8; e assim por diante), mas, paradoxalmente, a totalidade da vida humana deve consistir de reverência e obediência a Deus, pois a Ele, finalment6e, cada qual dará plena prestação de contas (12:13,14).
Pr. Edilson Alves
Itapissuma -PE
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