Como um homem deve tratar sua esposa?



O casamento foi o primeiro relacionamento humano criado por Deus, fazendo parte do trabalho realizado no sexto dia da Criação. É descrito como aliança, uma palavra que frisa a seriedade deste compromisso entre duas pessoas assumido diante do Senhor e das outras pessoas (Malaquias 2:16). 

O estudo do casamento nas Escrituras envolve muitas questões: a natureza permanente deste relacionamento que deve ser dissolvido somente pela morte de um dos cônjuges, o ensinamento do Senhor sobre divórcio, o papel da mulher em relação ao marido etc. Neste pequeno artigo, porém, vamos nos limitar a um único assunto importante: como o homem deve tratar sua mulher?

A resposta fundamental vem do ensinamento do apóstolo Paulo, que comparou o casamento à relação entre Cristo e a igreja. O mandamento enorme que ele deu aos maridos reúne toda a sua responsabilidade em poucas palavras: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). O padrão do comportamento do homem no casamento é o amor sacrificial de Cristo! É o amor definido pelo próprio caráter de Deus: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:8). 

Obviamente, este entendimento do amor banirá do casamento alguns comportamentos. O homem que ama jamais será infiel à sua esposa. Ele jamais levantará a mão para espancar a mulher. Ele jamais deixará bebida ou qualquer outro vício impedir sua capacidade de cuidar dela e da família.

Mas precisamos ver o lado ativo e positivo deste amor. Ele ativamente age para o bem dela, deixando seus pais para alimentar e cuidar dela (Efésios 5:29-31). O homem se entrega à sua esposa para a satisfação sexual dela (diferente do foco egoísta de muitos homens na relação sexual), reconhecendo esta intimidade exclusiva entre marido e mulher como parte do plano de Deus (1 Coríntios 7:3-5; Hebreus 13:4). 

Pedro ensinou que o comportamento do homem em relação à esposa afeta a sua relação com Deus. Se maltratar a mulher, a comunhão com Deus é rompida: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (1 Pedro 3:7).

Acima de tudo, o homem busca o bem-estar eterno de sua mulher. Ele vive como servo de Cristo e ajuda a mulher amada a seguir o Senhor Jesus para seu destino eterno no céu, pois é assim que Cristo ama a igreja (Efésios 5:25-28).

– por Dennis Allan
Fonte: estudosdabiblia.net


BUSQUEM EM PRIMEIRO LUGAR...




As vezes nos preocupamos com o que comeremos ou com o que beberemos, com o que nos vestiremos, ou até mesmo com os bens que guardaremos, e ou com as coisas que possuiremos, as vezes, nos preocupamos tanto com essas coisas que esquecemos de buscar o Reino de Deus. 

Quero lembrar que nada que conquistarmos aqui nos acompanhará para a vida eterna a não ser a salvação da nossa alma.

No evangelho de Mateus cap. 6 vers. 33 está escrito: 

Mas, busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas a vocês.

Mateus 4:4 diz:

Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. 

Entendam que nós necessitamos das coisas materiais, mas acima de tudo necessitamos da alegria do Espírito Santo e isso só acontece quando buscamos o Reino de Deus através de Jesus Cristo.

Romanos: 14. 17

porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo.


Que os vossos corações estejam abertos a ouvir e compreender a vontade de Deus na sua palavra que é boa perfeita e agradável!


Pr. Roberto Basílio
Primeira Igreja Batista
Ibiara/PB

ADORAR, AINDA QUE...



Habacuque: 3. 17. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.



Admiro a atitude de Habacuque nesse texto, pois me faz refletir justamente nisso : Ainda que... 

Muitos cristãos hoje, que não conhecem o significado da palavra sofrer, vivem uma fé baseada naquilo que recebem ou que conquistam, em meio a tantas novas "teologias" que surgiram nesses tempos atuais, que prometem uma vida de luxo e riqueza para aqueles que seguirem o seu conselho, muitos estão vivendo uma vida aparentemente cristã baseados apenas naquilo que conseguem ter. 
Entretanto o profeta Habacuque nos ensina uma ótima lição a respeito da verdadeira adoração a Deus. Enquanto os Grandes pregadores de hoje andam em seus carros de luxo e nos jatinhos e ainda dizem que se Deus não der as pessoas as bênçãos que eles prometem, comem a Bíblia e ou deixam de crer, Habacuque nos ensina a lição do ainda que... 
Ainda que Deus não me dê nada do que eu peço, eu continuarei adorando e servindo a Ele, pois o verdadeiro adorador não adora a Deus pelo que Ele pode dar, mas pelo que Ele é, e em gratidão pelo que Ele já fez. 

Eu adoro ao Senhor porque eu o amo e isso não é difícil pra mim, pois sei que Ele me amou primeiro e isso já é suficiente. 
Deus me amou e deu o seu melhor, seu filho unigênito, Jesus Cristo. 
Se Ele me der mais alguma coisa será pela sua bondade, pela sua graça, pois Ele não me deve nada, muito pelo contrário, eu que sou devedor. 

Que Deus te abençoe.

Tenha um ótimo dia.

Pr. Roberto Basílio
1ª Igreja Batista de Ibiara/PE

ROBÔS ADORADORES



Há algo que Deus tem ministrado profundamente em meu coração nos últimos dias. É impressionante como o povo de Deus sabe tão pouco sobre Ele e têm tão pouca intimidade com Ele. O povo de Deus tem dificuldade para desassociar o conhecimento e a intimidade com Deus das atividades ou reuniões da igreja.



Deus falou isso ao meu coração. Alertou-me. Porque eu estava seguindo neste perigoso caminho robótico, mecânico e frio de permanecer apenas executando as atividades da igreja. Pensava eu que este trabalho todo traria intimidade com Deus. Pensava eu que trabalhando para Ele eu conseguiria ser um amigo mais íntimo.

E fui mais longe. Pensava eu que ficar ouvindo músicas evangélicas o dia todo traria intimidade automática. Achei que tocar e cantar músicas de conteúdo cristão por si só já faria com que eu mergulhasse nas profundezas de Deus. Rompi todos os limites quando pensei que somente indo aos cultos já era o suficiente para que um dia Deus me revelasse coisas inefáveis escondidas em Seu coração.

Com 26 anos de igreja percebi que nada do meu trabalho iria ajudar alguma coisa no meu relacionamento com Ele se eu não me dispusesse a conhecer o coração Dele. Ele é meu Pai, não meu patrão, ora bolas! Não quero ter um relacionamento com Deus de patrão – empregado, e sim de Pai – filho!

Deixe-me ser prático. Ás vezes quando eu chegava em casa de uma reunião na igreja eu pensava: “Ah, não preciso falar com Deus antes de dormir. Estava até agora trabalhando na obra Dele”. Quando vamos aprender que trabalhar para Deus não é o mesmo que amar e se relacionar com Deus??? Quando vamos aprender que Deus prefere que falemos com Ele, que o relacionamento vem antes do trabalho?

Então um dia desses resolvi fazer algo diferente. Ao invés de me deitar na cama e ligar a televisão do quarto, meditei na Palavra de Deus. Depois apaguei a luz e comecei a falar com o Espírito Santo. Foi uma experiência incrível sentir que a Presença Dele estava ali. Na verdade Ele sempre está conosco (Mateus 28:20), nós é que somos insensíveis demais para perceber, ou simplesmente para crer. Ou somos preguiçosos demais para buscar, ou materialistas demais para entender as coisas espirituais. Você pode ser incrédulo como Tomé ou teológico como Nicodemos. O fato é que precisamos detectar os muros que nos impedem de mergulhar na profundidade de Deus. Precisamos quebrar aquilo que nos leva a ser meros robôs evangélicos.

Deus é muito profundo, muito maravilhoso. Mas para descobrirmos a intimidade Dele precisamos buscar, buscar e buscar. Não somente através de rituais, cultos e reuniões. Mas com o coração ardendo em qualquer lugar. Desde aquele quartinho escuro de sua casa, o seu escritório, até a biblioteca de sua escola, são lugares que podem se tornar lugares de adoração (Jo 4.21).

Não seja um mero robô adorador, que está programado apenas para ir aos cultos ou trabalhar para a igreja. Você foi programado por Deus para ser um adorador espontâneo, solto e livre como um pássaro. E você precisa conhece-Lo não apenas de ouvir falar, mas de com Ele estar.

Acredite, conhecer a Deus e Sua intimidade é algo que vale a pena fazer… (Lc 10.41,42)

Um abração em Cristo Jesus


Ramon Tessmann
www vidanovamusic.com/ramon
Fonte: Site Vivos.com.br

PENSANDO NAS COISAS DO CÉU



Jeremias. 3:21

Quero trazer a memória o que pode me dar esperança...


O que é que pode te dar esperança?

Em Lamentações de Jeremias, o profeta depois de haver sofrido muito, também reclamado muito das coisas ruins que estavam acontecendo no meio do seu povo, mesmo sabendo que tudo aquilo era consequência da rebeldia do povo e por isso estavam padecendo. Mesmo assim, questionava Deus. 
Mas em um momento de reflexão o profeta entendeu que não seria questionando Deus que ele resolveria os seus conflitos, nem reclamando do passado nem do presente, e sim, trazendo a mente algo que o faria encher o seu coração de esperança. Então ele trouxe de volta a sua mente as misericórdias do Senhor (V. 22) e entendeu que sendo Deus misericordioso poderia fazer com que o seu futuro fosse diferente e isso lhe trouxe uma expectativa maravilhosa. 
Por isso a Bíblia nos recomenda a pensarmos nas coisas que são de cima.
Colossenses: 3. 2. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Pois, quando pensamos nas coisas celestiais enchemos nossa mente com a alegria da Glória vindoura. 
Romanos: 8. 18. Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 
Se trouxemos esses pensamentos para a nossa mente em vez de pensarmos nas coisas que ficaram para traz, é claro que a nossa vida se encherá de esperança e encontraremos força e alegria para prosseguirmos. 
Filipenses: 3. 13. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14. prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 
Não deixemos que lembranças ruins do passado, ou algumas aflições do presente tirem de nós a alegria da salvação, mas lembremos do amor que Deus tem por nós, lembremos do sacrifício de Cristo na cruz para nos salvar e vivamos a maravilhosa expectativa da Glória Celestial, da vida eterna e do Reino que nos foi prometido por Cristo Jesus nosso Senhor!!!

Deus te abençoe.

Tenha um ótimo dia.

Pr. Roberto Basílio
1ª Igreja batista de Ibiara/PE

Prosperidade e Orgulho



Texto: II Crônicas 26:4-5 e 16



Quando buscamos ao Senhor e somos fiéis, Ele nos torna prósperos.

Em Gênesis 39:2 vemos essa verdade acontecer na vida de José. “O Senhor estava com José e ele tornou-se próspero”

Prosperar significa PROGREDIR, DESENVOLVER.

Quando lemos essa passagem, vemos que Jose já não estava mais na condição que estava quando chegou ao Egito como escravo.

Ele agora era mordomo da casa de Potifar ( versículos 5 e 6 ) e TUDO ficava nas mãos dele.

No salmo 1, a palavra também nos ensina a condição para termos uma vida próspera:

1) Não andar no conselho dos ímpios
2) Não nos determos no caminho dos pecados
3) Não assentarmos na roda dos escarnecedores

Se assim procedermos, longe das coisas mundanas TUDO que fizermos será próspero.

Há uma condição para Deus nos prosperar e essa 1ª condição é a Fidelidade a Deus, aos seus princípios e ,mandamentos.

Quando se fala em prosperidade, o primeiro pensamento que nos vem é a riqueza, dinheiro, posses.

Mas essa é a vã maneira de pensar do homem sobre o que venha a ser prosperidade, porque o prosperar de Deus está muito acima das riquezas.

O prosperar de Deus é o homem buscá-lo e permanecer ligado n’Ele para ser VENCEDOR. Essa é a maior prosperidade que o homem pode alcançar.

Quando olhamos para a história do rei Uzias, vemos um reinado próspero enquanto ele buscou a Deus e lhe foi fiel

Ele começou a reinar aos 16 anos e segundo a palavra ele reinou durante 55 anos

Enquanto ele foi fiel a Deus, ele foi vitorioso em várias praticamente todo o seu reinado


Diz a palavra que ele:

- venceu várias guerras 
- o povo recolhia os impostos fielmente
- edificou torres em Jerusalém
- edificou torres no deserto
- cavou muitos poços
- tinha muitos gados
- tinha muitos lavradores
- investia na agricultura
- possuía um exercito numeroso e de homens capacitados que sabiam usar bem as armas
- eram 397.500 homens, todos com escudos, lanças, couraças, capacete, arco e flechas
- mandou inventar e fabricar máquinas para atirar flechas
- era um rei que investia em seu reinado

Deus o prosperou, o progrediu tanto, que o rei Uzias se tornou muito poderoso e sua fama correu muito longe – diz a palavra.

E essa história verídica que tinha tudo para ter um final feliz, teve um final desastroso.

Diz a palavra (versículo 16 ), que depois de se tornar poderoso, o orgulho tomou conta do seu coração e veio a sua queda ( Ler v 16-20)

Quando deus nos prospera, seja em que área for de nossa vida ( secular, ministerial, afetiva), devemos vigiar de todas as formas, porque é justamente quando estamos no auge de nossa carreira, no topo da nossa felicidade e realizando os nossos maiores sonhos, que o diabo vai fazer de tudo para tentar nos destruir.

Quando você está levando uma vida de “meio-crente”, sem compromisso com a obra de Deus, sem dar oportunidade a deus de te prosperar, você não incomoda tanto o diabo, mas quando você começa a buscar ao Senhor, a se santificar, começa a ar frutos, aí o diabo vem com determinação para de derrubar. É nessa hora que nossa vigilância deve ser redobrada.

Temos visto muitos homens de Deus, que são empresários, políticos, profissionais liberais, que chegaram ao topo como chegou o rei Uzias, deixando o orgulho tomar conta de seu coração e inevitavelmente vem a queda.

O rei Uzias ficou marcado pela lepra e terminou seus dias sozinho, isolado, separado de sua família.

Muitos tem ficado marcado pela vergonha, pela corrupção, pelo escândalo e terminam seus dias esquecidos, pobres, cativos aos diabo.

O orgulho tem sido a causa da derrota de muitos servos de Deus. Porque o orgulho é um sentimento que muitas vezes não percebemos, mas o alimentamos em nossa alma com nossas atitudes e pensamentos altivos, e se não o arrancamos de nós, ele nos destrói.

Deus não tem condescendência com aqueles que fere seus princípios e tentam usurpar o lugar o outro, principalmente se o lugar é o lugar do sacerdote.

O rei Uzias tentou usurpar as funções sacerdotais e Deus o feriu e não o poupou

Muitos tem sido feridos por deus e acham que o diabo é que os tem atingido, mas em muitos casos é o próprio Deus quem nos fere.

Essa palavra nos faz refletir em dois aspectos em nossa vida:

1) Como tem sido meu comportamento ante as vitórias e as bênçãos que o Senhor tem me concedido? À medida em que Deus tem me prosperado, me progredido, tenho me exaltado ou tenho sido humilde.

2) Dentro da igreja tenho almejado o lugar dos pastores? Do líder? Julgo meu líder incompetente e acho que quem deveria estar no lugar dele seria eu?

No teu local de trabalho você sente inveja dos seus chefes por terem eles mais regalias e melhores salários. Você tem sentido inveja do seu vizinho ímpio que toca de carro todo ano e sua casa é maravilhosa?

Se por algumas vezes ainda que por rápidos momentos esse sentimento tomou conta do seu coração, é necessário você pedir perdão ao Pai e pedir também que ele limpe o seu coração.

Existe um antídoto para esse veneno que está em Filipenses 2:5-8. - Jesus é o nosso referencial. 

QUANDO DESEJAMOS JESUS NO CORAÇÃO, SUA SEMELHANÇA SERÁ REVELADA EM NOSSA VIDA.
E ONDE PREDOMINAVA O ORGULHO REINARÁ A HUMILDADE.

A submissão, a mansidão e a paciência abrandam as asperezas da disposição que temos por natureza em sermos perversos e impetuosos.

O amor de Jesus se manifestara de forma calma, profunda e forte. E a nossa vida será livre de toda pretensão, afetação e falsidade.


Missionária Vânia Cardoso

O CUIDADO ESPECIAL DE DEUS





Salmos: 27. 10. Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.
- Bíblia JFA Offline


Eu não sei como você se sente hoje, nem se sei se algum dia você já se sentiu rejeitado (a) por alguém, só sei que é muito triste quando nos sentimos rejeitados ou desprezados pelas pessoas, principalmente se essa rejeição ou desprezo vierem de alguém em quem depositamos muita confiança, alguém que gostamos. 

As vezes nos encontramos assim, é isso nos causa tristeza e decepção, entretanto quando confiamos em Deus temos a certeza que Ele nunca nos abandona, nunca nos rejeita, Deus sempre nos acolhe, Ele nos ama e está sempre preocupado conosco. Ele sempre nos acolherá, por mais achemos que estamos sozinhos ou abandonados, Deus sempre nos acolherá, seja em quaisquer circunstâncias Ele sempre estará conosco.




Isaías: 43. 2. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 
- Bíblia JFA Offline

Deus tem um cuidado especial comigo e com você, Ele jamais nos abandona, ele nunca nos abandona, nem nunca nos abandonará.

Isaías: 49. 15. pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. 
- Bíblia JFA Offline


Deus nunca esquece!
Deus nunca abandona!
Deus nunca despreza!
Deus nunca desiste de!
Viva na dependência Deus!
Tenha um dia repleto das bênçãos de Deus.


Pr. Roberto Basílio

O Que Devo Fazer Para Me Salvar?



Por quase 2.000 anos, as pessoas têm feito uma pergunta crucial: "O que devo fazer para me salvar?" (Atos 16:30). Respondendo a esta pergunta, várias respostas têm sido dadas. Os líderes e professores de religião sempre discordam em suas respostas para esta questão básica. Se nós temos alguma esperança de uma vida eterna, é essencial que encontremos a resposta de Deus.


Quase todos os estudantes da Bíblia concordam que ela fala de várias coisas que estão envolvidas com a salvação. Quando nós lemos a Bíblia, aprendemos a importância de:

- O Evangelho

- Cristo

- Fé

- Confissão

- Arrependimento

- Batismo

- Perseverança

Todas essas coisas são importantes. Mas, são necessárias todas elas? Neste ponto, existe muita discórdia entre os professores de religião. Alguns ensinam que devemos ser batizados mesmo sendo incapazes de crer e confessar. Outros dizem que devemos crer e confessar, mas que o batismo não é necessário. Alguns dizem que devemos superar nossas tentações fielmente depois que nossos pecados do passado foram perdoados, enquanto outros dizem que um Cristão não pode se perder, mesmo que a pessoa volte para o pecado. Outros ainda dizem que a mensagem do Evangelho de Cristo é somente uma das várias maneiras para se salvar. As doutrinas humanas são terrivelmente confusas.

Quando nós finalmente estivermos diante de Deus, não seremos julgados pelas recomendações de igrejas ou professores humanos. Seremos julgados pelas palavras de Jesus, as quais estão reveladas para nós no Novo Testamento (João 12:48-50). Devemos nos voltar para as páginas do Novo Testamento para descobrir se podemos omitir qualquer um dos itens acima mencionados, e ainda permanecermos salvos. Por favor, pegue sua Bíblia e leia as passagens mencionadas nas páginas seguintes. Lembre-se, a sua salvação eterna depende de encontrar a resposta de Deus para essa pergunta tão importante.

Fonte: www.estudosdabiblia.net

NEEMIAS: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO



INTRODUÇÃO: Neemias é um dos maiores exemplos a ser seguido na Bíblia. Um homem de Deus
que em situações difíceis em que Jerusalém se encontrava, ele toma a posição de ir sozinho resolver o problema. Exemplo que deveria ser tomado por muitos que se dizem homens de Deus. E que em momentos difíceis da igreja ou mesmo do próprio crente, são os primeiros a pular fora do barco.

A primeira atitude a observar de Neemias era a preocupação com sues irmãos que tinham escapado do exílio. Muito diferente de alguns que nem se preocupa com as ovelhas, ou com seus irmãos. Ne. 1: 2.

Neemias recebe uma noticia mais desagradável ainda. Ne. 1: 3. Ao receber esta noticia a atitude de Neemias não oi a de murmurar, ou fazer contendas, mas Neemias tomou a atitude que todos os homens de Deus deveriam tomar diante da situação. Muitos quando sabem da situação de alguns irmãos deveria tomar a atitude que Neemias tomou. Neemias. 1: 4.

Neemias mostrou-se sábio e conhecedor da Palavra de Deus. Fez a oração lembrando Deus da promessa que Ele havia feito a Israel.Ne. 1: 1 e 8 a11. Ao contrário de muitos que oram a Deus para o manter o mais longe possível dos problemas da Igreja.

Neemias mostra que diante de qualquer situação antes de pedir ou responder alguma coisa para a autoridade é necessário orar primeiro. Ne. 2: 4 a 8.

Neemias recebeu autoridade do homem para ir a Jerusalém, mas recebeu a unção de Deus para fazer a obra da reconstrução dos muros e restaurar as portas. Ne. 2: 9. UNÇÃO Autoridade e capacidade sobrenatural de Deus para o homem fazer a obra. I Sm. 10: 6 e 7.

Neemias mostra sabedoria, chega de noite, não fala nada para ninguém. e vai observar tudo. N. 2: 13 a 15.

Obs:
ESPIRITUAL __ VALE Lugar de guerra. Ef. 6: 10 a12
FONTE DO DRAGÃO: __ Dragão grande inimigo Fonte do inimigo. Ap. 20: 2
PORTA SO MONTURO: __ Porta do lixo, sujeira precisa limpar. 
PORTA DA FONTE: __ Porta do fluir a benção de Deus Porta estreita Mt. 7: 13 e 14. Depois de observar como está o inimigo (Fonte do dragão), Neemias vai observar a Fonte de onde ele vai tirar a benção. Is. 12: 1 a3; Neemias parte para a batalha espiritual.

Logo podemos observar que o homem de Deus resolve trabalhar para resolver os problemas da igreja, ou quando o crente começa a trabalhar pra resolver os problemas da sua vida, o inimigo começa a agir. Ne. 2: 10 e 19; Ne. 4: 1 a 5.

Neemias mostra para o inimigo que não está disposto a dar ouvidos a ele. Esta tem que ser a posição de um homem de Deus, e do crente. Não podemos e nem devemos dar ouvido ao inimigo quando estamos fazendo a obra e em momento algum. Ne. 2: 20; Ef. 4: 27.

Quando o homem de Deus é encarregado por Deus para restaurar a obra, ou o crente sente por parte de Deus que tem de arrumar a sua vida, e resolve não dar ouvido ao inimigo, pode-se preparar pois a luta vem ai Ne. 4: 7 e 8.

Neemias sabia que o inimigo ia atacar, tratou logo de se preparar. Ne. 4: 9; é hora do homem de Deus colocar, ou pedir para alguém orar dia e noite, ou ele mesmo fazer isso. Este exemplo é para ser seguido sabendo, que o inimigo vai atacar é hora de orar sem cessar. Davi em situações semelhantes veja o que ele fazia. Sl.55: 17; Sl 8: 17; Mt.18: 7.

O inimigo viu que eles se prepararam com oração e não conseguiu derruba-los, mudou de estratégia, procurou entrar no meio deles. Ne. 4: 11. Neemias passou a reforçar a proteção colocou mais guardas e armados com espadas. Ne. 4: 13. Assim o homem de Deus, e o crente que estão fazendo a obra têm que orar mais e ler a Palavra de Deus para derrotar o inimigo. Ef. 6: 17 e 18.

O inimigo não conseguiu destruir o trabalho de Neemias, tentou negociar. Ne. 6: 1 3. O inimigo vendo que não conseguia derrubar o homem de Deus que está fazendo a obra na igreja caída, e no crente que está mudando de vida, ele vai tentar negociar, fazer uma aliança, levar o homem a pecar contra Deus. I Co.6: 14 a 16; Dt. 7: 2, 3, e 4.
Até falso profeta foi usado contra Neemias. Ne. 6: 7 a 13; É o cuidado que o homem de Deus, e o crente tem que ter quando o inimigo quer destruir a obra que Deus está fazendo na igreja e na vida do crente. Até falsos profetas ele usa e normalmente vem dizendo que está falando em nome de Deus. Jr. 5: 13; Jr. 23: 21; Jr. 14: 114.

Pr.Ev. Sérgio Lopes
Fonte: palavrasdavida.com.br

O Cristão e as Drogas



O cristão é pessoa que é dotada de liberdade, porque alcançou a salvação e a liberdade do cristão é incompatível com qualquer vício, vez que o vício escraviza o homem. Por isso, o cristão sincero e verdadeiro não se deixa dominar por qualquer vício.

INTRODUÇÃO

- Na história da humanidade, o homem sem Deus, imerso no pecado, é cegado pelo deus deste século (II Co.4:4) e, assim, não vê a realidade da vida. Em conseqüência disto, deixa-se dominar por coisas banais e por ilusões. Surgem daí os vícios que têm perpassado a história humana, sendo um eficaz instrumento para a destruição de preciosas vidas. Por isso, vemos que o vício é uma arma satânica, pois dele é o trabalho para roubar, matar e destruir as pessoas (Jo.10:10). Não nos deixemos, pois, enganar com eles !

- Vício, dizem os dicionaristas, é " 1 Defeito físico ou moral; deformidade, imperfeição. 2 Defeito que torna uma coisa ou um ato impróprios, inoperantes ou inaptos para o fim a que se destinam, ou para o efeito que devem produzir. 3 Falta, defeito, erro, imperfeição grave, viciação, viciamento. 4 Disposição ou tendência habitual para o mal. 5 Hábito de proceder mal; ação indecorosa que se pratica por hábito. 6 Costumeira. 7 Costume condenável ou censurável. 8 Degenerescência moral ou psíquica do indivíduo que, habitualmente, procede contra os bons costumes, tornando-se elemento pernicioso ao meio social, ou com este incompatível" (DICMAX Michaelis).

Ora, bem se vê, por estes oito significados, que um crente não pode ter vícios, pois é filho de Deus, que anda segundo o Espírito (Rm.8:1), que caminha para a perfeição (Ef.4:12,13), que não pratica o mal, mas o bem (II Co.13:7), que não se deixa dominar por coisa alguma (I Co.6:12), que está liberto por Jesus Cristo (Jo.8:31-36).

O CRISTÃO E AS DROGAS

- Outro mal que tem assolado a sociedade moderna tem sido o do vício das drogas, assim entendidas todas as substâncias que causam dependência física ou psíquica e cujo uso é proibido, normalmente, pelas legislações ao redor do mundo, tendo em vista os grandes males que causam à saúde. Na verdade, o que se disse a respeito do fumo serve para as demais drogas que, embora, ao contrário da nicotina, não sejam permitidas pelas legislações (em alguns países, até, algumas delas já tem uso permitido), causam o mesmo mal que aquela, destruindo o ser humano em todos os aspectos.

- Com efeito, todas estas substâncias, que têm sido consumidas cada vez mais, gerando um comércio que só perde para o tráfico de armas em magnitude no mundo de hoje, são altamente nocivas ao organismo, criando um sem-número de problemas, pois, além da dependência química, que faz com que a pessoa não consiga mais viver sem ela e, para obtê-la, pratique toda a sorte de arbitrariedades, inclusive crimes da mais variada espécie, há uma destruição do organismo, de modo que, mais cedo ou mais tarde, há graves comprometimentos na saúde do corpo, quando não ocorre a morte.

- Naturalmente que um cristão sincero, que não se pode deixar dominar por coisa alguma desta vida, muito menos permitir a destruição do nosso corpo, que é templo do Espírito Santo, jamais pode se envolver com tais substâncias. O uso destas substâncias está relacionado à falta de perspectiva na vida, à falta de esperança, ao desencanto com a existência, ou seja, à falta de Deus na vida do homem.

- A droga sempre se apresenta para o usuário (que depois vira viciado) como um escape da realidade triste e dura que está vivendo, como uma forma de alcançar alegria, de realizar sonhos e fantasias. Na verdade, o uso da droga só é possível na medida em que o homem descarta a dimensão espiritual e desconsidera o amor de Deus. É por isso que somente a igreja tem condições de fazer um trabalho eficaz e permanente que liberte as pessoas do vício e das garras do narcotráfico. Cristo é a esperança da glória (Cl.1:27) e quem nEle crer não será confundido (Rm.9:33). Quem conhece e aceita a Cristo não precisa correr atrás de fugazes momentos de euforia ou de prazer, pois é uma alma satisfeita e plena do amor de Deus. Como diz conhecido cântico, para o cristão, Jesus é a dose mais forte dentro de nós!

- Nos dias tão difíceis que vivemos é necessário que a igreja seja particularmente vigilante com relação à sua juventude e adolescência, orientando-a a respeito das drogas e impedindo que os conflitos naturais desta faixa etária façam com que os jovens e adolescentes acabem caindo nas garras dos traficantes, cuja falta de escrúpulos e ganância desmedidas são cada vez mais ousadas e crescentes. Os pais devem estar sempre atentos ao comportamento de seus filhos e ministrar-lhes a Palavra de Deus, o único antídoto para as drogas. Devem ser companheiros de seus filhos e ajudar-lhes a administrar os conflitos e angústias, típicos da adolescência e juventude, impedindo, assim, que sejam enganados pela ilusão das drogas.

- A igreja deve ter particular atenção aos seus membros que são oriundos de lares desajustados. Normalmente neoconversos que ainda não ganharam seus familiares para o Senhor, ou mesmo, pessoas que aceitaram a Cristo, mas que já se encontravam envolvidas com as drogas. A estes, a igreja deve agir no lugar dos pais e familiares que estão a faltar, bem assim ajudar o viciado a vencer o mal e a desfrutar de uma vida de plena comunhão com Cristo. Neste ponto, lamentamos o pouco empenho que as igrejas locais têm demonstrado junto a diversos irmãos que, tocados pelo Senhor, têm montado casas de recuperação de drogados, instituições cada vez mais necessárias na nossa sociedade e que, se estiverem dirigidas e coordenadas por ovelhas do Senhor com este chamado, serão poderosos instrumentos de evangelização.

- No mundo de hoje, de tanta maldade e profunda imersão no pecado, tem surgido crescente número de vozes defendendo a descriminalização das "drogas leves", em especial a maconha, ou a criação de "áreas de permissão de uso de drogas", atitudes que têm sido tomadas nos países da Europa Ocidental. Tais medidas têm sido propagandeadas como atitudes que diminuiriam o consumo de drogas, pois, com a legalização, cessariam os grandes lucros dos traficantes, bem como permitiria a identificação dos drogados e uma melhor política de prevenção e de tratamento destas pessoas. Entretanto, os países que têm adotado estas medidas não têm encontrado resultado algum nestas medidas. Muito pelo contrário, o consumo tem sido incentivado e o número de viciados tem aumentado. É mais uma tática satânica que tenta confundir o que é certo e o que é errado, para, com isto, continuar a fazer seu trabalho de matar, roubar e destruir vidas humanas, levando as para o inferno.


Pr. Bernini


O Brasil precisa de pastores de caráter limpo



O caráter de um pastor define o seu ministério. Isso significa que um pastor cujo caráter é íntegro produzirá um ministério limpo, cheio de graça e de verdade, um ministério sem nebulosidades. Contudo, um pastor sem caráter, invariavelmente, produzirá um ministério fajuto, de mentirinha, caracterizado pela arrogância, vaidade, roubos (não só financeiros, mas de tempo e de vidas), adultérios e neuroses pessoais pretensamente anunciadas como revelações de Deus.


Não adianta um ministério aclamado pelos homens, mas reprovado por Deus. No final, o que conta mesmo é minha vida diante de Deus. Quando se trata de liderança pastoral há um trecho da palavra de Deus que muito me chama a atenção. É o texto de Mateus 7:21-23, que diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”

O curioso nesse texto é que todas as realizações alegadas pelos que estão sendo reprovados no juízo final são funções associadas à liderança pastoral: profecias, expulsão de demônios, realização de milagres. Só líderes no reino de Deus realizam tais tarefas. O Senhor, entretanto, os reprova, pois o coração desses líderes não era limpo, seu testemunho era condenável, suas motivações mais íntimas eram mesquinhas e egoístas. Na verdade, esses líderes tomavam o nome de Deus em vão todas as vezes que realizavam milagres, profetizavam ou expeliam demônios, pois no dia-a-dia “praticavam a iniqüidade”, promoviam a si mesmos.

Jesus, no sermão do Monte, entre outras bem-aventuranças, declarou que são “bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt. 5:8). Deus se importa muito com um coração limpo. Por essa razão, Jesus inclui os limpos de coração em suas bem-aventuranças.

O pastor precisa ter coração limpo se deseja servir a Deus com integridade e um testemunho pessoal aprovado. Davi escreve “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente” (Salmo 24:3-4). Por isso, o líder da igreja, deve conservar o “mistério da fé com a consciência limpa” (I Tm. 3:9).

Manter um bom testemunho por ter um coração limpo não necessariamente fará do pastor um sucesso entre os homens. Pelo menos enquanto este pastor estiver vivo. Depois de morto é outra história. Não obstante, é o bom testemunho que fará desse líder um vitorioso diante do Seu Senhor, pois Deus sabe que o bom testemunho agrega as ovelhas, enobrece o reino de Deus, honra o nome do Senhor, não escandaliza os mais fracos na fé.
Portanto, cabe a cada líder pastoral avaliar diariamente como está o seu coração. Esse exercício devocional é imprescindível para ser bem sucedido no ministério da Palavra, pois somente os limpos de coração verão a Deus e, assim, serão considerados bem-aventurados.


Samuel Costa da Silva - Instituto Jetro
Fonte: Site Núcleo de Apoio Cristão

Levitas na Casa do Senhor




LEVITAS: Grupo de pessoas (tribo de Levi) separados para a) levar a arca da Aliança do
Senhor, para b) estar diante do Senhor para o servir e abençoar em seu nome (no nome do Senhor) até o dia de hoje (Deu 10:8).



O levitas são aqueles designados para servir na casa do Senhor.
Os levitas não são e uma lenda ou uma ocupação do passado. Coisa do tradicionalismo do Antigo Testamento. A grande parte das igrejas hoje, deixam passar a grande importância do papel dos LEVITAS NA CASA DO SENHOR, e por isso muitas vezes não conseguem o comprometimento e a disponibilidade que é necessário a quem serve na casa de Deus. Só quem tem o chamado e a convicção de seu papel de levita pode abraçar a visão e realizar o trabalho que o Senhor estabeleceu para cada um de nós.

Dentro da igreja é importante que todos os trabalhadores, levitas, tenham em mente a visão do ministério local. Qual o foco principal. Qual a finalidade específica, o alvo a ser alcançado pelo ministério local.


O verdadeiro levita abraça a visão geral do ministério independente dos seus objetivos pessoais.
Isso aconteceu quando Davi escolheu os primeiros levitas para servirem na casa do Senhor.


A VISÃO DE DAVI: Trazer a Arca da Aliança de volta ao templo. Todos devem abraçar a visão. A visão central dada pelo Senhor é maior do que cada tarefa independente.


Existem características que diferenciam os levitas e os tornam especiais para o trabalho na casa do Senhor.


Os LEVITAS são SANTIFICADOS (separados) para levar a arca de Deus (I Cron 15:2): O trabalho reservado para os levitas só poderia ser realizado por eles. Levitas não podem ser qualquer pessoa que apenas tenha um desejo de servir ou fazer algo na casa do Senhor. Levitas são separados (santificados) para isso. Não podemos esperar que outros façam o nosso trabalho nem deixar que outras pessoas, que não foram separadas (santificadas) levem a Arca da Aliança do Senhor (a tarefa que Deus nos confiou e nos separou para fazer). 


Os LEVITAS não esperam recompensa. A herança dos levitas é o Senhor (Deut 10:8-9): Nenhum dos levitas (os da tribo de Levi) tinham parte na divisão da terra e dos bens. Da mesma forma não podemos esperar recompensa e nem reconhecimento humano pelo nosso serviço na casa do Senhor. Não podemos entrar nesse ministério esperando recompensa natural ou promoção humana. Fomos separados pelo Senhor e Ele será sempre a nossa herança e Ele proverá a nossa recompensa. 


Há uma tendência natural de relacionar LEVITAS a músicos. Isso não é totalmente errado uma vez que os LEVITAS mais destacados eram os que estavam a frente participando da música. Iniciando por esse grupo de Levitas, vemos que eles tinham características específicas que certamente devem ser evidentes nos levitas de hoje.


OS MÚSICOS designados para servirem no templo (I Cron 15:16-24) eram: 
IRMÃOS – os da mesma família, a família dos levitas, e mesmos interesses. Levitas devem viver em união, em unidade defendendo os mesmos interesses como um família. Hoje, temos que reconhecer quem são nossos irmãos, aqueles que tem os mesmos interesses (apenas levar a Arca da Aliança do Senhor), que são parecidos e não podem viver separados pois pertencem a mesma família; 
CANTORES – músicos que tocavam e cantavam com alegria. Devemos sempre expressar a alegria que sentimos em ministrar (servir) na casa do Senhor. Devemos fazê-lo de forma pública e jubilosa. Os levitas músicos sempre são identificados pela alegria em servir ao Senhor; 
PERITOS – os que participavam da música, canto e instrumentos, tinham habilidades específicas nos seus ofícios e o faziam sob orientação e organização. Todos eram especialistas (I Cron 15:22). Não podemos admitir amadorismo no serviço da casa do Senhor. Devemos procurar a perfeição para oferecer sempre o melhor. Se vamos cantar temos que ser peritos em canto. Devemos nos apresentar aprovados (2 Tim 2:15) diante de Deus e dos homens para o serviço na casa do Senhor. Devemos ministrar ao Senhor com arte e perfeição (Sal 33:3). Devemos aperfeiçoar o dom que o Senhor nos deu estudando e nos especializando. O mundo deve reconhecer que os melhores estão servindo na casa de Deus. 


Além dos cantores, a Bíblia fala de outro grupo de levitas que da mesma forma foram separados para o serviço na casa do Senhor. Os PORTEIROS.
PORTEIROS – foram separados pessoas para guardar e cuidar da arca, não cantavam nem tocavam, apenas cuidavam da arca. Levitas não eram e não são apenas músicos. É necessário pessoas separadas para outros ofícios que dão suporte e contribuem para se alcançar a VISÃO CENTRAL.



Pessoas devem estar envolvidas em manutenção, operação e suporte físico e espiritual. Os porteiros eram os que vigiavam a arca, tomavam conta da tenda. Hoje, é necessário que pessoas sejam separadas para vigiar pelo ministério, interceder em oração enquanto outros estão voltados para outros ofícios. Todos são levitas. 


Ser levita é muito mais do que ser um mordomo na casa do Senhor, é fazer parte de um ministério muito especial que se caracteriza ainda por vários fatores:


Deus ajuda os levitas: O trabalho dos levitas nunca foi uma tarefa fácil no tem de Davi, e principalmente nos dias de hoje, onde muitos não tem disponibilidade de servir a Deus em tempo integral, mas mesmo assim atendem ao seu chamado. Contudo os levitas tem a grande vantagem de ter o auxílio de Deus (I Cron 15:26) que está do seu lado e sempre lhes dará o suprimento para realizarem as tarefas para as quais foram designados. 


Os levitas, também, oferecem sacrifícios ao Senhor: servir ao Senhor não os exclui do direito de oferecer sacrifícios ao Senhor. Devemos Ter o pensamento que ser um levita é ter mais funções sem excluir nada de nossa vida com Deus. Não estamos fazendo troca nem negociando serviços com Deus. Os levitas são ofertantes, dizimistas e oferecem sacrifícios pessoais ao Senhor; 


Todos os levitas, junto com Davi, estavam vestidos com roupa especial: a roupa especial de linho significava a pureza que devemos ter para nos apresentar para ministrar ao Senhor. Todos estavam prontos. Não podemos esperar que apenas o líder, o pastor, o ministro de louvor, estejam vestidos (prontos) para ministrar. Todos devemos estar preparados e da mesma forma, com o mesmo linho (o mesmo nível de pureza, santidade e unção). Isso é fundamental para que a glória do Senhor esteja presente nas ministrações dos levitas. 


Guiados por Davi e os levitas, todo o povo com alegria levou a Arca da Aliança do Senhor (I Cron 15:28). Isso é revelado hoje como o louvor congregacional que acontece nas igrejas onde todo o povo é guiado a presença de Deus através do louvor e adoração sob a ministração dos levitas. 
Os levitas ministravam diante da arca (I Cro 16:4) que representa o lugar onde os levita devem sempre servir. Cada um deve se manter fiel ao seu chamado; 
Depois disso Davi ordenou a estréia dos levitas publicamente (I Cro 16:7): Todos os levitas apresentados já estavam prontos e já haviam ministrado junto com Davi, oferecido sacrifícios e tinham comunhão. Ministrar publicamente é uma conseqüência, não uma necessidade exclusiva. Levitas não procuram palcos, procuram a presença de Deus. Antes de serem apresentados publicamente os levitas devem já Ter adquirido experiência íntima com Deus, comunhão plenas com os seus irmãos e maturidade espiritual para exercer dignamente o seu ministério; 
Os levitas eram designados nominalmente para ministrarem na casa do Senhor segundo se ordenara para cada dia (I Cron 16:37-42) cantando, tocando e cuidando da arca. Os levitas devem estar sempre em sintonia com a casa do Senhor e seus ofícios. Hoje, não vivemos literalmente na casa do Senhor para ministrar, mas nós somos o templo do Senhor e assim podemos continuamente, mesmo não estando na igreja (templo), podemos ministrar ao Senhor e oferecer sempre o nosso sacrifício (Heb 13:15). A prática de escalas e turnos para ministração é bíblica e deve ser obedecida e aceita quando for necessário; 


Turnos e funções dos levitas (I Cron 23:1-5):

Haviam quatro grupos de levitas: superintendentes, oficiais e juízes, porteiros e músicos.


Função dos CANTORES (músicos): profetizar com harpas, alaúdes e címbalos (I Cron 25:1). Esta prática é pouco ministrada e vista atualmente, mas é a perfeita vontade de Deus que músicos e cantores usem seus instrumentos para profetizarem com unção e poder para que haja milagres e prodígios sendo liberados durante o louvor e adoração. Todos os CANTORES eram MESTRES (I Crn 25:7), isso requer estudo dedicação e aperfeiçoamento para ministrar na casa do Senhor. Outra característica importante dos levitas cantores era que havia mestre e discípulo (I Cron 25:8) e todos trabalhavam juntamente. A prática de formar discípulos é fundamental para que não faltem trabalhadores com habilidade e a mesma visão. Isso requer humildade, disponibilidade e amor pelo trabalho do Senhor. 


Os PORTEIROS também eram habilitados para cuidar da arca segundo a sua necessidade e pelo que o Senhor fizera (I Cron 26:5, 6, 7, 8, 10). Havias vários tipos de porteiros. Hoje há muita necessidade de pessoas para assumirem posições de porteiros na casa do Senhor. Profissionais de manutenção, pessoas para trabalharem nos bastidores muitas vezes não são valorizadas como levitas e por isso poucos são discipulados para esses ofícios; 


Haviam os responsáveis pelo TESOURO (I Cron 26:20-28), o patrimônio e valores da casa do Senhor eram responsabilidade dos levitas 
Haviam pessoas para gerirem os negócios externos a serviço do Senhor e de interesse do rei (I Cron 26:29-30). Atualmente podemos relacionar as pessoas com habilidade de gerir bem os recursos disponíveis do ministério decidindo o que é o melhor para a casa do Senhor. 


O trabalho do levitas é muito importante e cada vez mais deve ser ensinado tirando a falsa idéia de que apenas músicos são levitas. Os levitas separados por Davi para servirem na caso do Senhor eram quase quarenta mil, contudo, apenas cerca de 3600 eram músicos ou cantores. Isso mostra a imensa deficiência de levitas que temos nas igrejas atuais. Muitos são levitas e não tem consciência disso, outros não são porque nunca foram ensinados sobre como podem ser e não há nada melhor do que Ter verdadeiros levitas trabalhando na casa do Senhor em todos os departamentos. Os levitas são leais, dispostos, peritos, unidos e abraçam a visão do ministério completamente.


Por Miguel Levy
Fonte: Site Núcleo de Apoio Cristão

RECEBENDO O RENOVO DE DEUS





“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA”. 

Apocalipse – 21:5 05. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

INTRODUÇÃO

Certo dia, fui visitar uma Irmã de minha mãe e após entrar na casa, fui até próximo ao fogão e vi uma garrafa térmica. Então peguei a garrafa para me servir de um gole de café, quando minha tia me disse que aquele café estava velho, e que ela iria jogá-lo fora e faria um café novinho para mim. Logo ela pegou na garrafa e após abrir a tampa virou a garrafa na pia, jogando fora todo o velho café. E em menos de dez minutos ela fez um novo café e pude desfrutar de uma saborosa bebida quente. E assim eu quero crer que esta humilde mensagem nos irá conduzir a presença de Deus. Naquele momento recebi uma mensagem de Deus que disse ao meu coração: “Viste sua tia fazer o certo. Agora fala para a minha igreja que eu quero dar algo novo para eles, mas, contudo se faz necessário que tudo o que é velho seja jogado fora, ou então aquilo que é novo não virá”. Então gostaria que cada irmão percebesse o quanto da importância dessa mensagem em nossas vidas. Por isso leia e se alimente de maia uma mensagem, Deus tem hoje uma palavra nova para nossas vidas. Por isso que a bíblia diz que a palavra de Deus se renova todos os dias. 

DEUS É UM DEUS DE COISAS NOVAS

Sempre quando vejo Deus falando ou prometendo algo na bíblia, vejo que Ele quer fazer algo novo, seja em todo o povo de Israel, ou seja, em uma pessoa em especial, mas o que importa é que o nosso Deus não é repetitivo ou usa da mesma maneira para fazer algo. Ele sempre tem estratégias novas para serem aplicadas em nossas vidas. Por isso quando o discípulo do amor, João, está na ilha de Patmos, o seu amigo vem lhe entregar uma revelação a qual eu considero ser a maior das revelações, o Livro do Apocalipse. Porém quando João está chegando ao final de suas anotações, o Senhor lhe diz: “Eis que faço novas todas às coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”. Sabemos que nosso Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para se arrependa (Nm 23:19), então tendo dito Ele, isso acontecerá. Ainda no livro do profeta Jeremias Ele nos fala algo maravilhoso, veja: "E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la." (Jeremias 1 : 12). Agora nosso irmão João nos escreve que Deus faz novas todas as coisas. Bom! Mas para que algo novo de Deus aconteça em nossas vidas, sem dúvida alguma é necessário que tudo o que é velho, saia de nós. É isso que quero lhes propor, que saia o velho para que entre o novo.

TIRANDO AS COISAS VELHAS

Nenhuma garrafa térmica por melhor que seja pode receber um café novo sem que antes se tenha tirado de seu interior o velho café. Então vamos tirar de dentro de nossas vidas algumas coisas velhas para estarmos preparados para recebermos coisas novas da parte de Deus. Hoje temos recebido da parte de Deus muitas novas palavras, revelações que chegam a nós “fresquinhas”. Devemos renovar nosso entendimento, ou vamos ficar parados no tempo, cantando as mesmas canções, orando as mesmas palavras. Se um renovo não acontecer cada um de nós irá carregar em suas costas uma mala de coisas velhas, que lhe trarão peso insuportável.

TIRANDO A COLHEITA VELHA

Levitico - 26:10 - E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova. Precisamos deixar de ficar comendo coisas velhas, coisas vencidas. Devemos sim dar graças a Deus por tudo que Ele fez no passado do seu povo e de nossas vidas. Precisamos olhar para frente para que possamos receber de Deus novas estratégias em sua casa, em seu ministério, em sua empresa. Toda comida tem tempo de validade, pois ao passar esse tempo começa a juntar bicho, caruncho, fica mofada, e ao ingerir esta comida você pode chegar a morte. Deus tem uma novidade de alimentos para nossas vidas. Precisamos voltar a preparar a terra novamente, para que novas bênçãos venham, não podemos ficar achando que uma colheita apenas irá sustentar nossas vidas, pois não é isso que Deus quer para nossas vidas. Vamos tirar o velho para que haja espaço para o que é novo em nossas vidas.

TIRANDO A MENTE DO FILHO MAIS VELHO

Lucas – 15 - 25. E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 26. E chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 27. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 28. Mas ele se indignou, e não queria entrar.29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; 30. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 31. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; 32. Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. Quando o irmão que estava perdido em um mundo podre volta para casa, o pai faz uma festa, porém o filho mais velho vem e fica indignado e não quer entrar em casa, e ao se dirigir a seu pai ele nem mesmo se refere a seu irmão como irmão, mas diz ao pai, “esse teu filho”. Vejo que a mentalidade desse que era o verdadeiro filho pródigo era uma mentalidade que serve ao pai por obrigação e não por amor pelo relacionamento que tinha com seu pai, ele vive com o pai e não desfruta das coisas do pai. Não devemos ter ciúmes dos irmãos que chegam depois de nós, e sim devemos nos unir a eles. Uma mente que de egoísmo querendo ser ou ter prioridades na casa do pai, porém na verdade ele mesmo não conhecia o pai que tinha.

TIRANDO O VELHO HOMEM

Efésios 4 – 22. Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23. E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24. E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Devemos nos despir do velho homem, da velha mulher, pois tudo aquilo que fazíamos agora já não podemos fazer mais, comportamentos e atitudes de velho homem, mentalidades que já não cabem mais na vida dos filhos de Deus. Quantas pessoas estão hoje dentro da igreja e continuam sendo ou tendo as mesmas atitudes, odiando seu próximo e menosprezando seu irmão, vestidos ainda na pele de lobo (leia a minha mensagem AS JANELAS DA ALMA). Precisamos deixar para traz o velho homem, pessoas que apontam os erros dos outros para esconder os seus próprios erros. Vamos se as novas criaturas com a mente de Cristo. Hoje você pode dar um outro sentido em sua vida. Assuma a postura de um novo homem.

TIRANDO O VELHO FERMENTO

I Coríntios 5 – 7. Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Vamos jogar fora todo o fermento velho, que significa argumentos, desculpas, desconfianças com base no passado, nos fazendo ser incrédulos nas coisas que Deus pode fazer. Quando não somos agraciados colocamos a culpa em algo que aconteceu no passado. Não liberamos perdão e ficamos guardando em nossos corações o fermento velho. Pois na culinária sabemos que o fermento é que faz crescer, mas o fermento velho mata como um veneno, antes nos impedindo de termos nova estatura diante de Deus. Vamos tomar posse de um novo fermento de Deus para o crescimento, e esse fermento é o sangue do Senhor Jesus e é para hoje.

TIRANDO A ROUPA VELHA

Lucas 5 – 36. E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. Entramos na casa de Deus e estamos vestidos com as mesmas vestimentas. Estas roupas velhas representam nossa vestimenta espiritual, estamos como maltrapilhos na igreja como colcha de retalhos, cheios de remendos do passado, pedaços de outros panos. Pano novo não serve no pano velho. O renovo de Deus não serve em pessoas que vivem nos mesmos pecados todo dia. Nós não podemos aproveitar pedaços de coisas que outrora foram boas ou más em nossas vidas. Por isso quero que neste momento vamos nos revestir de vestes novas. Quero que sinta o cheiro novo em vossas vidas. Deus vai nos dar veste novinhas neste momento, mas tira a roupa velha.

TIRANDO OS ODRES VELHOS

Lucas 5 – 37. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; 38. Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. O odre velho só se dá com o vinho velho e odre novo é com vinho novo, pois ao contrário um vinho vai se derramar e se perder. Deus tem que te ver como odre novo sempre preparado para receber o vinho novo da parte de Deus. O odre novo é resistente e tem estrutura para receber um vinho novo. E isso me mostra que a igreja de hoje esta se envelhecendo e não pode receber um vinho novo vindo do céu. Devemos esperar um novo vinho de Deus todos os dias. Eu creio que sua vida está para mudar quando você jogar fora o odre velho e se ver como um odre novo para receber o novo.

TIRANDO A CASA VELHA

Ageu 2 – 9. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos Chega de viver presos no passado de uma casa velha, pois a porção que Deus quer derramar é numa casa nova. Ninguém compra móveis novos para ser colocados em uma casa velha, mas quando se tem uma nova casa então se quer ter móveis novos. Uma nova casa representa uma nova habitação para o Espírito Santo de Deus. Um novo refugio, um novo abrigo, uma nova morada, uma nova história. Isaías 43: 18 e 19 18. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. 19. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

CONCLUSÃO

Chego ao final desta mensagem entendendo e aceitando e decretando que não há algo mais espaço para o que é velho na vida da igreja de hoje, na vida da família de Deus não tem espaço para casa velha, odre velho, roupas velhas, fermento velho, atitudes velhas, mentalidade velha e colheita velha. Eu profetizo que cada leitor dessa mensagem irá receber algo novo da parte de Deus hoje. Se puder procure uma igreja perto de você ou se está desgarrado, volte na igreja de onde saiu e se reconcilie com Deus, entregue sua vida para Jesus. Então tudo será novo em sua vida. Deus te dará coisas novas. Deus te abençoe; te ajude; e lhe dê forças. Amém. 

Pr. Alexandre Augusto
Quadrangular - Itajubá/MG 
Acesse: www.pralexandreaugusto.wordpress.com
Contatos: 0 (xx)35.9199.71.01 0 (xx)35.3621.16.17
pastoralexandreaugusto@bol.com.br


Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...