QUEIXANDO-SE DOS PROBLEMAS

Pr. Elis Clementino

Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Itapissuma-PE


INTRODUÇÃO


O ser humano está sujeito a enfrentar as adversidades da vida seja ela de caráter financeiro e social, crise familiar, enfermidades, e ainda problemas espirituais. Na bíblia temos vários exemplos de pessoas que enfrentam diversos problemas, uns souberam administrar e outros não, queixaram-se dos seus sofrimentos e angústias, e até pediram a Deus para que Ele agisse contra os seus opressores. Dessa forma pensamos: Qual o ponto de vista de Deus diante dos nossos sofrimentos? E o que Deus tem para nos dizer sobre eles? Deus respondeu ao profeta Jeremias após as suas queixas. E será que Deus não tem respostas para as nossas?


I. A Conscientização da existência dos problemas.


1. Devemos ter em mente que estamos rodeados de problemas, e não podemos nos livrar de alguns deles no momento em que queremos (Sl 34:19; Jo 16:33).


2. Sabemos que eles nos trazem lições importantes e de qualquer forma contribuem para o nosso bem (Rm 8:28).


3. É através dos nossos problemas e necessidades que aprendemos a lutar, portanto o crescimento vem por meio das dificuldades. “Deus me fez crescer na terra da minha aflição” (Gn 41:52). Mediante a isso entendemos que tudo nesta vida tem uma finalidade.

Exemplos:


- Se buscarmos pão para comer é porque temos fome.

- Se procuramos água para beber é porque temos sede.

- Se procuramos roupa para vestir é porque temos frio.

- Se procuramos os remédios é porque estamos doentes.

- Se enfrentamos os problemas é porque queremos vence-los Porém devemos estar certos e convictos que em todas essas coisas somos mais do que vencedores (Rm 8:37).

Nunca venceremos os problemas se fugirmos deles.


II. As queixas dos profetas.


1. Jeremias estava queixando-se dos seus sofrimentos, porque como profeta do Senhor o povo não queria ouvi-lo e isso lhe causou muitas angustias e constrangimentos.


2. Questionou a Deus porque viu a prosperidade dos perversos e que viviam em paz todos os que procedias perfidamente (Falsidade e traição) (Jr 12:1b).


3. Ele estava sofrendo pela opressão do povo, por não darem crédito as suas palavras e ainda planejavam ceifar a sua vida (Jr 12:4).


4. Ele pede a Deus que as arranque como ovelhas para o matadouro e destine-os para o dia da matança (Jr 12:3b). Nem sempre Deus age no tempo e na hora que queremos, devemos ter calma, e esperar o momento certo do agir de Deus. Às vezes nós queremos atuar no lugar de Deus, motivado pelo eu, ou o ego, pela presunção e arrogância do nosso coração.



5. Jeremias estava sendo traído até por aqueles da sua própria casa, irmãos e parentes mais próximos, eles viviam dizendo as palavras mentirosas a fim de atraí-lo a alguma espécie de armadilha, para que pudessem mata-lo. Eles diziam palavras de louvor, mas o ódio estava no coração. Deus avisou a Jeremias a manter-se afastado e não se aproximar deles nem crer em nada que dissessem (Jr 12:6).


III. A resposta de Deus a Jeremias.


1. Deus responde a Jeremias dizendo: Se tu fatigas correndo dos homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se na terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão? (Jr 12:5). Isso quer dizer: Se ficarmos preocupados e fatigados com os pequenos problemas da vida como poderemos superar os maiores? Precisamos estar seguro e equilibrado, para podermos enfrentar qualquer tipo de problema.


2. Deus estava dizendo a Jeremias que ele tivesse paciência, porque maiores problemas ele iria enfrentar. Ele estava em Anatote enfrentando menos problemas do que iria enfrentar em Jerusalém, se os de Anatote eram terríveis e corriam a pé, os réprobos de Jerusalém eram muito piores como se eles corressem a cavalos para praticar as suas iniqüidades (Jr 12:5).


CONCLUSÃO


Exercitar a paciência ainda é a melhor opção, principalmente quando estamos enfrentando as dificuldades da vida. Afirmou Jô: “Se eu falar a minha dor não cessa” (Jô 16:6). Ao invés de reclamar e murmurar devemos nos preparar para enfrentarmos os maiores desafios da vida.



Fonte: Jornal Informativo Os Semeadores – Ano I Vol. 8
Presidente: Pr. Elis Clamentino da Silva
Editor Chefe: Carlos Eduardo Guedes Alves
E-mail: jornalossemeadores@hotmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...