O grande encontro

O GRANDE ENCONTRO.

GN. 32.3-21; 33.1-43   E enviou Jacó mensageiros diante da sua face a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom. 4E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão e me detive lá até agora. 5E tenho bois, e jumentos, e ovelhas, e servos, e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça a teus olhos. 6E os mensageiros tornaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem a encontrar-te, e quatrocentos varões com ele...
1E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. 2E pôs as servas e seus filhos na frente e a Léia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. 3E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. 4Então, Esaú correu-lhe ao encontro e abraçou-o; e lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o; e choraram...

INTRODUÇÃO:
A Bíblia conta-nos a história de um homem chamado Jacó e de seu irmão Esaú filhos de Izaque, filho de Abraão. Jacó desde cedo começou a enganar seu irmão, fazendo jus ao próprio nome, pois Jacó significa: suplantador, embusteiro, enganador... Cometeu diversos pecados contra seu irmão, roubando-lhe por fim a benção patriarcal, isso deixou Esaú muito furioso, e irado com Jacó e jurou vingança, então os dois se separaram. Depois de aproximadamente 20 anos vivendo no norte da mesopotâmia, Jacó empenha-se em uma caminhada de volta para Canaã. Chega então o momento mais temido da vida de Jacó: o grande encontro com Esaú.                                                                                   Sabendo Jacó que Esaú vinha no sentido contrário e teriam que se encontrar, sabendo também que com ele vinha um exército de 400 homens, sabendo ainda que Esaú lhe jurara matar e do mal que ele mesmo fizera a seu irmão, uma certeza ele tinha, não iria ser fácil sair vivo desse encontro...

A PREPARAÇÃO DE JACÓ
1º Jacó decidiu agradar a seu irmão com seus bens. GN. 32:5 (E tenho bois, e jumentos, e ovelhas, e servos, e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça a teus olhos.)
2º Buscou a misericórdia de Deus. GN. 32: 9-12 (E tu o disseste: Certamente te farei bem e farei a tua semente como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar.)
3º Humilhou-se a seu irmão. Jacó inclinou-se a terra sete vezes demonstrando completa submissão. GN. 33:3. (E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.)

LIÇÕES QUE TIRAMOS PARA NOS PREPARARMOS PARA O NOSSO ENCONTRO COM DEUS.
1º lugar- devemos entender que pecamos contra Deus, fomos nós que provocamos a Sua ira, devemos assumir a nossa culpa. (Romanos 3:23) Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Isso gerou duas conseqüências:
1- nos afastamos de Deus. (Isaías 59:2) Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
2- nos tornamos dignos de morte. ( Romanos 6:23 a) Porque o salário do pecado é a morte.
2º lugar- Assim como Jacó humilhou-se diante do seu irmão, inclinando-se sete vezes, mostrando total submissão, também devemos ter uma vida de submissão diante do Senhor. (Mateus 24:46,47) Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim, Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
3º lugar- assim como Jacó, devemos oferecer tudo que temos a Ele, principalmente a nossa vida. (Salmos 37:5) Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
1- porque nossa vida já pertence a Ele. (Jó 33:4) O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
2- porque é a única forma de termos vida com Ele. (Mateus 16:25) (Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.)                                                                                                 Isso implica em sermos reconhecidos no dia do encontro. (Mateus 7:21-23) Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
CONCLUSÃO:
Assim como Deus anunciou que teria um encontro com Israel e nesse encontro viria cheio de ira e de furor . Amós 4:12 b. ( prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.), há também um encontro anunciado para com todos nós, iremos nos encontrar com Jesus, um dia. Cabe a nós decidir se nesse encontro queremos nos defrontar com Sua ira e Seu furor, ou com um abraço terno e uma voz dizendo: entre Meu servo, participe comigo do Meu Reino!
A escolha é sua!!!

Pr. Roberto Basílio. PIBIB - PB(Primeira Igreja Batista em Ibiara Paraíba)
email: robertobasil@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...