JESUS, O NOSSO MAIOR TESOURO



(Mateus 13:44) - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
TESOURO: um tesouro consiste em uma volumosa riqueza: pode ser em dinheiro, jóia, ouro, prata, e inúmeros outros bens que alguém possua. Era costume dos povos nos tempos bíblicos, esconder tesouros em suas terras, afim, de protegê-los contra ladrões e de vizinhos avarentos, ou, pela simples falta de bancos. Muitas vezes acontecia de um camponês achar um desses tesouros enquanto cavava os campos, entretanto, o fato de encontrar um tesouro em terreno alheio, não lhe dava o direito de possuí-lo. Caso estivesse interessado naquela riqueza, teria que adquirir a propriedade na qual o tesouro fora encontrado.
             
Jesus usou esse fato para enfatizar o valor supremo do reino dos céus.

Nesta parábola, o campo, é o mundo; o homem o pecador que encontra Cristo; e o tesouro é o próprio Cristo. Quando o homem encontra Jesus, deixa para trás outros tesouros que ocasionalmente possua para preservar no seu coração apenas Jesus Cristo, o seu maior tesouro. Quando o homem reconhece em Jesus o tesouro incomparável que Ele é, não esita em abrir mão de tudo para ficar com Jesus. (Filipenses 3:7) - Mas o que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo. Aquilo que parecia ser de muita valia, quando verdadeiramente encontramos Jesus, passa a ser algo sem valor. (Filipenses 3:8) - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.

Nenhum tesouro desse mundo, seja: dinheiro, fama, prestígio ou sabedoria humana, pode ser comparado à grandeza do reino dos céus do qual somos participantes.(Colossenses 2:2, 3) - Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus  Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.  A Bíblia nos aconselha a não entesourarmos nada aqui na terra. (Mateus 6:19) - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Pois as riquezas desse mundo são passageiras. (Provérbios 23:4) - Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? Porque, certamente criará asas e voará ao céu como as aves.

Nunca devemos comparar o nosso Senhor às riquezas materiais, pois, Ele é mais importante do que ouro ou prata. (Atos 17:29) - Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Muitos rejeitam Jesus, o tesouro incomparável para confiar em coisas perecíveis, preferindo assim ficar fora do reino dos céus. (Lucas 18:22-24) - E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico, e, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
 Quando o homem aceita Jesus, como seu salvador, e, permanece com Ele, recebe como herança, todas as riquezas do reino de Deus. (Lucas 22:28,29) - E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou. Quando abandonamos as nossas “riquezas” por amor a Jesus, não nos é prometido apenas um tesouro espiritual, no céu, mas, muito receberemos também aqui na terra.  (Lucas 18:29,30) - E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
Pois nada desse mundo, nem mesmo as aflições, pode ser comparado ao que Jesus preparou para nós. (Romanos 8:18) - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.  Mesmo sendo nós fracos, Deus nos escolheu, para colocar em nós o seu mais precioso tesouro. (II Corintios 4:7) -  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.  Quando temos em nós esse precioso tesouro, Jesus, de nada sentimos falta,.Ele supre todas as nossas necessidades. (Filipenses 4:19) - O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

Pr: Roberto Basilio
robertobasil@hotmail.com

Um comentário:

Único e Incomparável

Não há nada que se compare ao nosso Deus! Por mais que se tente mensurar a grandeza e excelência do Senhor, é impossível termos a percepção ...